Advogado João Castilho é reeleito presidente do Sirp por mais 3 anos
Cidade
Pleito ocorreu na sede do sindicato; estavam aptos a votar 167 associados
Ivan Ambrósio 15/02/2020O advogado João Antônio Castilho foi reeleito, por mais três anos, presidente do Sirp (Sindicato Rural de Penápolis). Ele será empossado em 6 março e o mandato vai até 2022. Estavam aptos a votar 167 associados. O pleito ocorreu na sede do sindicato, na avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, Centro, próximo dos Correios, durante toda a manhã e parte da tarde.
Castilho é presidente do Sirp desde 1993 e, desde então, não deixou mais o cargo, sendo eleito em todos os processos de escolha da diretoria. Ele concorreu sozinho ao pleito.
Além dele, os demais membros que compõem a diretoria serão empossados. Para obter a aprovação, o advogado precisava de 50% dos votos válidos, mais um. Para ele, que é um defensor das causas do grupo há 17 anos, mais um mandato representa novos desafios.
“Tivemos grandes avanços no sindicato. Só para citar alguns, houve a construção da sede, as parcerias com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para capacitação rural e diversas ações em conjunto com as polícias para reforçar a segurança nos bairros rurais”, disse.
O advogado ressaltou que poder defender a categoria é algo que faz por prazer. “Sei das dificuldades que, principalmente, os pequenos produtores enfrentam e o quanto é importante a assessoria prestada pelo sindicato a eles. Além disso, atuo com a filosofia de que se você representa uma categoria, tem que lutar intransigentemente por ela”, ressaltou.
PROJETOS
Castilho frisou que, dentre os projetos a serem desenvolvidos pela Sirp, está o de manter a parceria com o Senar e trazer mais cursos e capacitações aos produtores.
“Com o início das atividades da Bonolat, queremos que os associados tenham mais esta opção, que é a produção leiteira, igual tinha antigamente”, explicou. Além disso, ele reforça que também planeja realizar uma campanha para recuperar a antiga Usina Campestre.
O prédio onde funcionava a empresa foi comprado pela Clealco e hoje encontra-se inoperante. “É uma tristeza saber que aquele local que, por muitos anos, gerou cinco mil empregos, está parado”, ressaltou. A ideia inicial, segundo o advogado, é formar uma cooperativa. “Para isso, vamos em busca de produtores que estejam interessados, pois todos sairão ganhando caso às atividades da usina retornem”, observou.
O secretário da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), Sérgio Antônio Expressão, esteve acompanhando a eleição. Ele, que é presidente do Sindicato Rural de São José do Rio Preto, parabenizou Castilho. “Desejo todo sucesso em mais este mandato e que continue realizando um grande trabalho em prol dos produtores rurais. A atuação dos sindicatos em prol desta categoria é grande e precisamos sempre fazer o máximo”, finalizou.
HISTÓRIA
A Sirp abrange os produtores de Penápolis, que é sede, e da microrregião, composta por Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Glicério, Braúna e Luiziânia. Fundado em 30 de abril de 1968, o sindicato surgiu da necessidade de se unir a classe produtora da cidade e da região.
Em meio a um cenário político tumultuado, do regime militar, proprietários rurais e empresários se reuniram e formaram o sindicato. Com o tempo, a entidade foi ganhando credibilidade, não só na região e pelos associados, como em todo o estado. Hoje é tida como um órgão de ponta, com forte atuação em Penápolis e região.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.