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Aeroporto de Penápolis deve ser privatizado ainda em 2020, diz secretaria

Cidade

Estudos ainda continuam e são feitos pelo Daesp, com assessoria da consultoria IOS Partners

Aeroporto passou por vistoria em 2019 e deverá ser privatizado ainda este ano

Aeroporto passou por vistoria em 2019 e deverá ser privatizado ainda este ano. Foto: Ivan Ambrósio

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O Aeroporto Estadual Ramalho Franco, de Penápolis, deverá ser privatizado ainda este ano. A informação foi da Secretaria Estadual de Logística e Transportes.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o órgão frisou que os estudos de desestatização estão em andamento pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), com assessoria da IOS Partners, consultoria internacional contratada que vai definir o modelo mais eficiente de gestão e funcionamento.

“Todo esse processo deve ser concluído em 2020”, enfatizou a secretaria. Em julho do ano passado, o aeroporto passou por vistoria de técnicos e executivos da empresa contratada pelo governo estadual para definir o modelo de desestatização.

Na época, a equipe esteve analisando as áreas internas e externas do local. Com um carro, percorreram por toda a pista fazendo imagens. O saguão também foi fotografado e foi feita ainda inspeções nos sistemas, procedimentos e espaço aéreo.

No total, o plano de trabalho apresentado pela consultoria tem cinco fases com tarefas que vão desde a realização da análise de mercado, processos legais, projeções de demanda, estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além da interface com investidores, apoio no processo licitatório e promoção dos aeroportos.

As vistorias aconteceram em 21 aeroportos geridos pelo órgão. Além de Penápolis, o de Araçatuba e de São José do Rio Preto estão incluídos no pacote. Além da privatização, o Daesp publicou, em agosto, edital de chamamento para empresas que possuem aeronaves de pequeno porte e que queiram operar nos aeroportos do interior. Segundo o órgão, a exigência era que as companhias tenham frotas com capacidade para transportar até 19 passageiros.

A iniciativa tem o objetivo de estimular e ampliar o número de voos entre os municípios, criando conexões e facilitando o desenvolvimento regional. Conforme o departamento, a medida não exige contrapartida do governo estadual, que já estão aptos para receber aviões menores.

Com isso, as empresas podem iniciar o planejamento de suas atividades assim que celebrarem o convênio com o Estado. O modelo a ser adotado já é utilizado com sucesso em outros países, como os EUA, e em nada interfere no uso dos aeroportos por aviões maiores, pelo contrário, passa a ser um incentivo a mais.

A ideia de privatização dos aeroportos vem desde a campanha eleitoral do governador João Doria (PSDB), quando já havia prometido a ação. Para o tucano, a iniciativa privada trabalha mais rápido e ressaltando que o setor privado sabe gerir de forma competente para o transporte de cargas, passageiros e o turismo.


MOVIMENTAÇÃO

O aeroporto de Penápolis teve uma queda considerável em sua movimentação de passageiros durante 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. Segundo o levantamento, o espaço recebeu, no ano passado 383 tripulantes de voos não regulares, ou seja, de aeronaves particulares ou executivas.

Em 2018, este número foi de 711. Ainda em 2019, 40 passageiros embarcaram ou desembarcaram do aeroporto local durante dezembro. Junho foi o mês que registrou o maior movimento, com 59, enquanto maio e julho tiveram as piores movimentações, com apenas dez e 11 embarques e desembarques, respectivamente.

Com relação as aeronaves que aterrissaram ou decolaram do aeroporto, o levantamento do Daesp apontou uma redução menos acentuada no comparativo. No ano passado, foram 2.074 que passaram pelo local. Já em 2018 este número foi um pouco maior: 2.476 que chegaram ou partiram.

Inaugurado em 22 de fevereiro de 1986, o Aeroporto Ramalho Franco atende a um importante polo industrial. Sua demanda de voos vem de empresas de diversos ramos, como irrigação, turismo, açúcar, construção e manutenção de aeronaves.

Ele, após os investimentos do Daesp, passou a ter operação de voos VFR-Noturno, possibilitando a iluminação da área de embarque e desembarque de passageiros, além da visualização aérea, por parte dos pilotos, da pista central durante a noite. O aeroporto possui uma pista de 1,5 mil metros de comprimento e, em 2012, o departamento investiu R$ 1,15 milhão com recursos do governo do Estado em reformas no espaço.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

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