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Agências bancárias mantém atendimentos, limitando acesso ao interior das agências

Cidade

Unidades contingenciam acesso dos clientes à parte interna

Tanto nos bancos públicos, quanto nos particulares, acesso de clientes é controlado a pequenos grupos

Tanto nos bancos públicos, quanto nos particulares, acesso de clientes é controlado a pequenos grupos. Foto: Gilson Ramos

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Frente às medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), as instituições bancárias alteraram a sua rotina de atendimento aos clientes. Até esta sexta-feira (20) o funcionamento das agências estavam asseguradas para a próxima semana, mesmo frente ao decreto de emergência fechando as atividades comerciais por 15 dias, medida tomada por diversos municípios, entre eles Penápolis.

Entretanto, as agências bancárias locais contingenciam o acesso dos clientes à parte interna, uma vez que vários funcionários foram direcionados para trabalho em casa (home office), estando com o quadro de colaboradores bastante reduzido. Tanto nos bancos públicos quanto particulares, o acesso de clientes é controlado a pequenos grupos por vez.

A orientação da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), é para que os clientes procurem as agências somente para tratar de assuntos improrrogáveis ou que não possam ser feitos pelos canais digitais, eletrônicos ou telefone.

A medida é para evitar a aglomeração de pessoas, uma das orientações do Ministério da Saúde, que segue o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, os funcionários que trabalham na limpeza das agências estão higienizando objetos e equipamentos de uso do público, o que se torna inviável se não houver limitação do atendimento.

A própria Fenaban tem divulgado orientações e esclarecimentos aos clientes. Pelo link, os clientes encontram uma relação de bancos e as múltiplas formas de atendimento de cada um. Veja as alternativas por meios eletrônicos:


CANAIS DIGITAIS

Internet banking e Apps bancários – Realizam quase todas as operações bancárias de onde o cliente estiver (Verifique com o seu banco qual o procedimento para cadastrar a sua senha e utilizar todos os serviços disponibilizados pelo Internet Banking e APPs).

Redes Sociais – Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram são alguns exemplos das mídias usadas para levar informação e manter o cliente conectado com a instituição.


CAIXAS ELETRÔNICOS

Além dos caixas próprios de seu banco, a rede Banco 24 Horas atende com as mesmas vantagens e facilidades e não cobram tarifas adicionais para realização de operações bancárias.


CANAIS TELEFÔNICOS

Central de Atendimento – Deve ser utilizado para realizar serviços transacionais:

– Saldos e extratos

– Pagamentos, resgates, transferências e demais transações

– Informações e dúvidas


HORÁRIOS

A princípio, somente o Santander anuncia partir do próximo dia 24 (terça-feira) redução no horário de funcionamento das agências abertas em todo o País. O atendimento será reduzido em duas horas, das 10h às 14h.

A Caixa anuncia que o fluxo de pessoas no interior das agências será limitado a, no máximo, 50% da capacidade dos assentos das unidades, para que seja possível manter a distância de no mínimo um metro entre as pessoas.

Os empregados do banco que estão grupo de risco foram liberados para o trabalho remoto. Grávidas, pessoas com mais de 60 anos, imonussuprimidos, diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares ou pulmonares e em tratamento de câncer, vão desempenhar suas atividades de casa.

As reuniões, pontos de controle e treinamentos presenciais foram substituídos por chats, vídeos ou audioconferências.

A Sicoob Credicitrus também altera o horário de atendimento aos seus cooperados. Do atual atendimento das 8h às 17h, a partir da próxima segunda-feira (23) passa a ter expediente das 10h às 15h.

Na agência Sicredi o atendimento aos associados por hora é mantido das 11h às 16hs, mas com restrições ao número de acessos por vez ao interior da agência. Estas cooperativas de crédito também adotaram medidas restritivas para preservar seus funcionários e clientela.



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