Além do teste rápido, pacientes com sintomas farão exame Swab
Saúde
Medida é uma determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
Da Redação 26/07/2020A partir de segunda-feira (27), todos os pacientes que apresentarem sintomas da Covid-19 que procurarem atendimento médico na rede pública de saúde passarão por exame diagnóstico de Swab, o RT-PCR, além do teste rápido.
A medida é uma determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para ampliar a testagem da população. Anteriormente, a coleta era realizada apenas em pacientes em internação hospitalar, profissionais da segurança pública, da limpeza pública, de transporte público, pessoas acima de 60 anos e pessoas com comorbidades, desde que apresentem os sintomas da doença.
UNIDADES
A coleta do exame RT-PCR será realizada em todas as unidades de saúde mediante ao agendamento prévio. O exame deverá ser coletado nos pacientes que apresentarem os sintomas e passarem por atendimento médico, somente entre o terceiro e o sétimo dia, contados a partir do início dos sintomas.
Por isso, é necessário que os pacientes respeitem a data agendada e às orientações dos profissionais da saúde. Todos os pacientes sintomáticos ainda farão o teste rápido sorológico que detecta a presença de anticorpos IgM/IgG contra o vírus. Esse exame será feito a partir do 14º dia do início dos sintomas. O exame também é agendado nas unidades de saúde.
Na última quinta-feira (25), enfermeiros e profissionais das unidades de saúde do município participaram de uma reunião para tratar do novo protocolo de testagem. As orientações foram ministradas pelo enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida.
Ele explicou que os exames são complementares e esta é uma estratégia para que os órgãos de saúde definam as medidas preventivas e de controle da doença. “Ampliar a testagem da população é a ferramenta para levantar o real estágio da doença do município”, disse.
ORIENTAÇÕES
O secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, ainda explicou que os exames coletados são enviados ao Laboratório Adolfo Lutz, órgão oficial do estado de São Paulo. “Como a medida é válida para todo o estado de São Paulo, avaliamos que haverá um enorme volume de exames e, consequentemente, um atraso para a entrega dos resultados”, avaliou.
“Por isso, é fundamental que todas as pessoas sintomáticas respeitem as orientações dos profissionais de saúde, se mantenham em isolamento social até a recuperação. Só com a consciência e respeito de cada um, conseguiremos passar por este período de pandemia”, finalizou. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.