FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Alto Alegre capacita servidores da Educação em primeiros socorros

Região

A capacitação teve duração de 8 horas com explanações teóricas e também atividades práticas

A formação teve a participação de todos os professores e demais funcionários da Educação Municipal

A formação teve a participação de todos os professores e demais funcionários da Educação Municipal. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Todos os servidores municipais do Departamento Municipal de Educação da Prefeitura de Alto Alegre participaram de um curso de capacitação sobre primeiros socorros. A ação ocorreu no Auditório Prefeito Nelson Jesus Ferlim, nesta sexta-feira (7).

A formação teve a participação de todos os professores e demais funcionários da Creche Escola Lourdes Bortolone Merlo, EMEI Betina Casaroto Fernandes e EMEF Professor Sussumi Ivama. Quem ministrou foi a Enfermeira Mestre Elizandra Milan, especialista em Enfermagem em Cardiologia e Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, docente dos cursos de Urgência e Emergência e Terapia Intensiva da Pós-Graduação da Universidade de Marília.

Segundo explicou a Diretora do Departamento Municipal de Educação, Maria Dolores Sanches Arroyo, a Lolô, a formação de todos os profissionais das escolas atende à Lei Federal nº 13.722/2018, mais conhecida como “Lei Lucas”, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica.

“A Lei Lucas foi criada depois que uma criança se engasgou na escola com um pedaço de cachorro-quente e infelizmente não foi socorrida a tempo porque ninguém sabia fazer as manobras necessárias de desengasgo. Por isso a Administração Municipal está oferecendo a capacitação, não só os professores, mas todos os funcionários da Educação Municipal”, disse.
A capacitação teve duração de 8 horas com explanações teóricas e também atividades práticas, envolvendo os profissionais da Educação nas manobras de primeiros socorros.

Foram abordados temas sobre a prevenção de acidentes e atendimento de primeiros socorros, envolvendo bebês e crianças, em especial à “Manobra de Heimlich”, também conhecida como “manobra de desengasgo”.

A palestrante ensinou os profissionais sobre a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergências nas escolas, que exigem intervenção rápida. Além da manobra de desengasgo, eles orientaram com relação a cortes, tombos, queimaduras, fraturas, contusões, convulsões, entre outras situações que possam ocorrer com as crianças na creche ou nas escolas municipais.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.