JOVEM PAN PENÁPOLIS

Alto Alegre celebra 93 anos de fundação nesta sexta-feira com shows

Região

Município, que fica a 22 quilômetros de Penápolis, possui 4.078 habitantes

Alto Alegre tem a gestão do prefeito Carlinhos Sussumi, tendo ao lado a noiva Domenica, presidente do Fundo Social

Alto Alegre tem a gestão do prefeito Carlinhos Sussumi, tendo ao lado a noiva Domenica, presidente do Fundo Social. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Alto Alegre comemora 93 anos de fundação nesta sexta-feira (24). Para celebrar a data, o município, que fica a 22 quilômetros de Penápolis, será palco de diversos shows gratuitos e a tradicional festa de São João Batista, padroeiro da cidade. A realização é da Prefeitura e da Câmara.

De acordo com a programação divulgada pelo Executivo, hoje (23), a dupla Evandro & Juninho e a cantora Stefany Nascimento animarão o público presente. Amanhã, sobem ao palco Fiduma & Jeca. No sábado (25), a Banda Somos Iguais fecha a festa, que ainda contará todas as noites com o DJ HG após os shows, dando sequência a agitação.

Com uma população de 4.078 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade é administrada pelo prefeito Carlinhos Sussumi (MDB) e seu vice Adhemar (PSDB).

“Os alto-alegrenses merecem o melhor e com a ajuda de nossa população, estamos conquistando muitos benefícios para a cidade em nossa gestão, cuja prioridade é se preocupar com o público e buscar o desenvolvimento local”, disse. Ele ainda completou que o compromisso da gestão é dar dignidade aos moradores.

“Espero que, nos próximos anos, consigamos fazer aquilo que propusemos. Tenho fé em Deus que a veremos uma Alto Alegre bem diferente, resultado de muito trabalho, melhorando em todas as áreas, como saúde, educação, infraestrutura, enfim, para que a vida do nosso alto-alegrense seja cada vez melhor”, frisou.

A Câmara tem a presidência de Guilherme Dias Cândido, o Guilhermão (MDB), e o vice Aparecido Tomaz Mansinato (PP). Fazem parte da atual legislatura os vereadores Emerson dos Passos Gropo (DEM) e Natália Fernandes (MDB) como 1º e 2ª secretária, respectivamente; Alcir José Teixeira, o Quim Teixeira (PSDB); Eduardo Ribeiro, o Eduardo da Saúde (MDB); Josmair Francisco Zapata Rocha, o Neno Rocha (MDB); Rogério dos Santos Laranjeira, o Mão (DEM) e Vlaudemir Caetano Ferreira, o Nê do Cirço (PP).


HISTÓRICO

Alto Alegre surgiu devido ao fato de que, em 1929, moradores do bairro do Paraguai cultivavam terras nas regiões Esperancin e da Cigarra. Em 1930, um comerciante denominado José Caparroz Peres, resolveu instalar um estabelecimento comercial de secos e molhados, no local de encontro das pessoas que faziam esse trajeto.

Era proprietário das terras Manoel Gomes da Pena, o qual doou parte delas para ele. Este, de posse, ergueu um casebre e começou a exploração comercial na avenida Dr. Acyr Alves Leite. Devido ao sucesso alcançado, outros comerciantes se interessaram pelo local, surgindo então um aglomerado de casas residenciais e comerciais recebendo o nome de Faveiral, devido a grande quantidade de faveiros existentes na região.

Com o aparecimento deste povoado, Manoel Gomes da Pena quis ver o progresso e começou a luta pela implantação de uma nova cidade no local. Em 1934, o patrimônio Faveiral foi elevado a Distrito de Paz, passando-se a chamar Alto Alegre.

O nome surgiu devido à grande hospitalidade oferecida pelos seus moradores e a elevada altitude de que desfruta a cidade, constituindo-se uma das mais altas cidades da região Noroeste do Estado. Em dezembro de 1953, foi elevado à categoria de município com a mesma denominação. Alto Alegre é constituída de dois distritos: Jatobá e São Martinho d’Oeste.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.