Alto Alegre e Avanhandava são destaques na criação de vagas de trabalho
Região
Penápolis também teve bom índice no primeiro semestre deste ano
Ivan Ambrósio 17/08/2023Duas cidades da microrregião foram destaques em levantamento feito pela LCA Consultoria na criação de vagas de trabalho no primeiro semestre de 2023, em relação ao número de habitantes.
Segundo o levantamento, Alto Alegre registrou 176 novos postos de trabalho para a população de 3.841 habitantes, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o que representa 4,6% na proporção de registros em carteira em relação ao número de moradores.
Considerando a região administrativa de Araçatuba, composta por 43 cidades, Alto Alegre ocupa a 4ª colocação, atrás de Suzanápolis, Bento de Abreu e Nova Independência. Outro município que também foi destaque é Avanhandava, criando 346 novos empregos, tendo 3,1% dos 11.263 habitantes.
Penápolis também teve um bom resultado no levantamento, obtendo 1.043 oportunidades no primeiro semestre deste ano. O resultado representou 1,7% dos 61.679 moradores. Na sequência, vem Glicério, com 56 novas vagas (1,4%); Barbosa, com 70 (1,2%); Luiziânia, com 33 (0,3%) e Braúna computando 13 registros em carteira (0,2%).
MAPEAMENTO
O mapeamento da LCA foi realizado com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e, portanto, incluiu apenas o mercado de trabalho formal.
O estudo optou fazer uma relação entre criação de postos de trabalho e tamanho da população, porque municípios mais populosos tendem a apresentar saldos líquidos maiores de criação de emprego, embora nem sempre seja um valor representativo para a dinâmica local. Os menores, por sua vez, também podem apresentar distorções.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.