Alto Alegre e Barbosa criam postos de atendimento exclusivo para a Covid-19
Saúde
Unidades realizam triagem, consultas, testes e aplicação de medicamentos aos pacientes
Ivan Ambrósio 06/04/2021Duas prefeituras da microrregião criaram postos de atendimento exclusivo a pessoas com suspeitas ou positivadas pela Covid-19, o novo coronavírus. Em Alto Alegre, segundo informou o prefeito Carlinhos Sussumi (MDB), foi instalado, no prédio onde funcionava o Centro-Dia do Idoso, na rua João Soares de Melo, 78, um Centro de Acolhimento e Atendimento para enfrentamento da pandemia.
“Ele funciona de segunda à sexta, das 7h às 12h, sendo oferecido aos pacientes coleta de exames, orientação e consultas médicas. Das 14h às 17h, há ainda o acolhimento, orientação e questões burocráticas”, explicou. Os agendamentos para atendimento devem ser feitos pelo telefone (18) 3657-1407. A criação do serviço objetiva proporcionar melhor atendimento aos sintomáticos de quadros com síndrome gripal ou positivos para o coronavírus, evitando o cruzamento com outros pacientes na UBS (Unidade Básica de Saúde).
O espaço ainda conta com uma sala de observação médica com quatro leitos. “Parabenizo à Dra. Raiane pela indicação da instalação e, principalmente, o carinho e dedicação com que assumiu a responsabilidade do serviço”, destacou o chefe do Executivo. Além da profissional, o local conta com atendente, técnico em enfermagem, enfermeiro e profissional de limpeza. “Por isso, pedimos encarecidamente à nossa população que saiam de casa somente em caso de extrema necessidade e adotem todas as medidas sanitárias de proteção”, ressaltou.
BARBOSA
Barbosa foi outro município que montou um espaço para atender somente pacientes que estejam positivados ou apresentem algum sintoma da Covid-19. Funcionando ao lado da UBS, o local disponibiliza todo atendimento necessário, conforme observou o prefeito Rodrigo Primo Antunes (PSD). “Inicialmente, atenderemos de segunda à sexta, das 8h às 17h”, comentou.
Dentre os serviços disponíveis estão triagem, consulta médica, exames, testes - Swab e rápido -, além de medicações. “O novo espaço vai de encontro às ações que a secretaria de Saúde vem desenvolvendo para conter o avanço do vírus em nossa cidade”, reforçou.
O chefe do Executivo frisou que o objeto principal, além de melhorar o atendimento aos usuários com sintomas respiratórios, é também preservar os que buscam a UBS para outras patologias. “Com esse novo posto, temos uma porta de entrada exclusiva”, finalizou.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.