Alto Alegre inicia transição de equipamentos de hospital para novo prédio
Saúde
Investimento foi pouco mais de R$ 3,5 milhões
Ivan Ambrósio 21/10/2021A Prefeitura de Alto Alegre iniciou ontem (2) a mudança dos equipamentos do Hospital Municipal Padre João W. Braem para o novo prédio que foi construído para melhor atender a população. A expectativa é que o procedimento seja concluído até o fim de semana.
O prefeito Carlinhos Sussumi (MDB) comentou que, durante este período, os atendimentos ambulatoriais serão feitos exclusivamente no Centro de Saúde, das 7h às 17h. “Por enquanto, o hospital atenderá somente casos de urgência e emergência, em razão da mudança para o novo espaço”, disse.
O prédio onde abrigará o hospital teve investimentos de pouco mais de R$ 3,5 milhões, oriundos de recursos próprios, emendas parlamentares, verbas do governo estadual e do MPT (Ministério Público do Trabalho). Além dos 1,2 mil metros de construção, houve a aquisição de diversos equipamentos.
As obras iniciaram na gestão da ex-chefe do Executivo, Helena Berto (PSDB). Além de trazer comodidade no prestação de serviço, a nova estrutura será moderna, atendendo as exigências de todos os órgãos de saúde. O novo hospital ainda contará com 16 leitos, salas para pequenas cirurgias, esterilização, enfermagem, insumos, depósito de materiais de limpeza, entre outras, além de cozinha, lavanderia, raio-X e farmácia.
“Teremos dois centros cirúrgicos, sendo um para procedimentos gerais de baixa e média complexidade e outro para partos”, ressaltou Sussumi. A nova estrutura contará também com autoclave e secadora, bem como a instalação de toda rede de gás.
Os leitos contarão com TV e outros equipamentos foram adquiridos pela administração, como foco cirúrgico, ar-condicionado e condensadores de oxigênio. “O espaço, sem sombra de dúvidas, é um dos melhores da região. Caso algum paciente inspire mais cuidados, será encaminhado, via Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), para a Santa Casa de Penápolis e, posteriormente, Araçatuba”, explicou.
PROJETOS
O prefeito frisou que, com as novas instalações, há a expectativa de que novos projetos. “Iremos buscar parcerias com o Governo de São Paulo para habilitação de alguns leitos, com o objetivo de recebermos recursos e com a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), mais especificamente com o curso de Medicina, para a realização de alguns procedimentos”, ressaltou.
Sussumi observou que, em breve, deverão ser retomadas as pequenas cirurgias na unidade. “O prédio é uma das maiores obras de todos os tempos em Alto Alegre. Parabéns à ex-prefeita Helena pela coragem e arrojo. Continuaremos trabalhando para dar funcionabilidade a este que, sem dúvidas, é o mais moderno hospital da região. Voltaremos a ser referência com a união e comprometimento de todos”, finalizou.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.