FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Alto Alegre restringe atendimento presencial até às 18h durante a semana

Região

Segundo novo decreto, medidas iniciam amanhã (28) e vão até 11 de julho

Novo decreto restringe atendimento de estabelecimentos em Alto Alegre

Novo decreto restringe atendimento de estabelecimentos em Alto Alegre. Foto: Arquivo/JI

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Novo decreto, publicado essa semana pela Prefeitura de Alto Alegre, restringe o horário de atendimento presencial de alguns setores do comércio. No documento, assinado pelo chefe do Executivo, Carlinhos Sussumi (MDB), as medidas passam a valer a partir da próxima segunda-feira (27) e vão até 11 de julho. No começo do mês, a administração já havia adotados medidas semelhantes.

Dentre as mudanças deste novo decreto, está o funcionamento com público dos supermercados, açougues, mercearias, quitandas, entre outras, de segunda à sexta, das 7h às 18h, aos sábados das 7h às 16h e, nos domingos e feriados, das 7h às 12h. Após isso, os estabelecimentos poderão atender apenas na modalidade delivery.

A determinação vale também para os bares e depósitos de bebidas, tendo apenas que, aos domingos e feriados, atuar no sistema de retirada, vedando o acesso. As farmácias poderão atender até às 20h no sábado e, domingos e feriados até às 12h. A única exceção é para os postos de combustíveis, que poderão funcionar até às 18h, sendo proibido a venda de outros produtos.

Padarias poderão atuar das 5h30 às 18h durante a semana e, aos sábados, das 5h30 às 16h. Domingos e feriados o expediente será das 5h30 às 12h. Nos demais horários, o atendimento só poderá ocorrer por delivery. Já as sorveterias, por sua vez, funcionarão apenas por drive-thru das 18h às 22h de segunda à sexta, das 16h às 21h aos sábados e das 12h às 22h aos domingos e feriados.

Permanecem interditados os espaços públicos, como praças, academias ao ar livre, Centro de Lazer do Trabalhador, parque infantis, entre outros. Áreas de lazer, sociais e salões de festas continuarão fechadas. Atividades presenciais em templos religiosos, como missas e cultos, seguem proibidas durante o período, estando apenas autorizadas as “lives”, com limitação de até cinco pessoas no ambiente, para auxílio às transmissões pelas redes sociais.

Além disso, foi estabelecido toque de recolher no município das 19h às 5h e, por prazo indeterminado, a proibição da realização de eventos particulares e o consumo de bebida alcoólica em vias e espaços públicos das 17h às 5h. O estabelecimento que descumprir as normas, além da multa, poderá ter a suspensão do alvará de funcionamento por até 90 dias e, em caso de reincidência, a cassação definitiva do documento.


MOMENTO

O prefeito usou suas redes sociais para falar sobre as novas medidas. Ele comentou que, mesmo com a redução de casos positivos nos últimos dias, em virtude das primeiras ações adotadas, o Comité de Combate à Covid entendeu que tirar estas restrições ao fim do primeiro prazo seria arriscado, sugerindo permanecer com as medidas.

Ainda segundo Sussumi, a administração entende o difícil momento econômico, porém, é preciso pensar nas vidas das pessoas. “Foi por todos que tomamos estas medidas. É lógico que não temos condições de agradar totalmente a população e, por isso, traçamos uma linha para procurarmos um ponto de equilíbrio”, afirmou.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.