Aluno de Medicina da Funepe conquista bolsa de iniciação científica da Unesp
Educação
José Paulo Macedo Silva foi contemplado com a Pibic pela Unesp de Araçatuba
Da Redação 13/12/2022É certo que o incentivo às pesquisas dentro das universidades e faculdades gera mais desenvolvimento e crescimento para a comunidade acadêmica, e consequentemente para a sociedade.
Em busca de estimular grupos de pesquisa e estudos focados em grandes projetos, a Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis), mantida pela Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), celebra a conquista do aluno José Paulo Macedo Silva, contemplado com a Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba.
Graduando do sexto semestre do curso de Medicina, ele concorreu à vaga entre centenas de estudantes, conquistando a bolsa com o projeto “Avaliação das condições ósseas de ratas Wistar submetidas a terapia hormonal estrogênica e teste de força no período de periestropausa”, sob a orientação da professora doutora Rita Cássia Menegati Dornelles, pesquisadora da Unesp, e sob a coorientação da professora doutora Camila Tami Stringhetta Garcia, docente em Fisiologia Humana do curso da Fafipe/Funepe.
Segundo o professor doutor Rafael Gelaleti, coordenador de pesquisa, a instituição possui parceria com o laboratório de Neuroendocrinologia e Envelhecimento da Unesp de Araçatuba, permitindo que o aluno realize o seu projeto de iniciação científica no local e siga com outros estudos nos laboratórios da própria Funepe.
“Iniciamos um trabalho intenso, que incentiva a cultura de pesquisa na instituição e a expandir isso através de importantes parcerias se torna imprescindível para o nosso crescimento”, comentou. De acordo com a professora Camila, a conquista do estudante como bolsista no programa de pesquisa da Unesp demonstra a importância real de inserir discentes no campo da pesquisa científica.
“Vejo que, por meio dessa visão científica eles conseguem desenvolver raciocínio crítico, baseados sempre no que há de mais moderno nos mais diferentes tratamentos. Para nós da Fafipe/Funepe, é muito importante apoiar esse movimento, a fim de proporcionarmos às turmas que aqui estudam a oportunidade de uma formação mais abrangente”, completou. (*) Com informações da A/I da Funepe
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.