Alunos com necessidades especiais recebem apoio profissional nas escolas municipais
Cidade
Projeto pioneiro tem investimento de mais de 1,6 milhão somente neste ano de 2025
Da Redação 14/02/2025![O primeiro encontro de formação dos profissionais de apoio aconteceu no início de fevereiro](ad/upload/imagens/noticias/noticia_3000022654.jpg)
O primeiro encontro de formação dos profissionais de apoio aconteceu no início de fevereiro. Foto: Imagem/PMP
Em uma ação inédita no município, a Prefeitura de Penápolis efetuou a contratação de uma empresa terceirizada de prestação de serviços contínuos de apoio aos alunos com necessidades especiais, a fim de auxiliá-los nas atividades realizadas dentro do ambiente escolar. Dessa forma, os alunos da rede municipal de ensino que apresentam limitações motoras, cognitivas e outras que acarretem dificuldades no autocuidado, terão o apoio de um profissional para auxiliá-los.
Ao todo, foram contratados 40 profissionais que atuarão diariamente nas escolas municipais, atendendo todos os alunos que apresentam necessidade especial comprovada. A medida contempla as crianças de todas as idades que estão matriculadas nas escolas municipais, desde os bebês da Educação Infantil até os alunos maiores do 5º Ano do Ensino Fundamental.
O prefeito Caique Rossi destaca que por meio dessa medida inédita do município, toda criança (com ou sem deficiência), tenha o seu direito garantido de frequentar a escola regular.
Para proporcionar mais esse avanço no ensino municipal, a Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investirá mais de 1,6 milhão somente neste ano de 2025, com a contratação da empresa especializada que oferece esse serviço de apoio educacional.
“Esse é mais um importante investimento para proporcionar uma educação de qualidade nas escolas municipais; o que prova o cuidado que temos com nossas crianças, garantindo que todas estejam nas escolas e recebam todo o atendimento necessário para o seu desenvolvimento e aprendizagem”, disse o prefeito.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, conta que diante da crescente demanda pela Educação Especial, além dos serviços já prestados pelo Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico – “Superação”, a equipe gestora também identificou a necessidade desse profissional de apoio na rede municipal de ensino.
“O profissional de apoio vai atuar dentro das escolas, de acordo com a necessidade do aluno, seja dentro da sala de aula, nas atividades externas no pátio ou extracurriculares. Ele vai auxiliar a criança na execução de atividades básicas como, por exemplo, alimentação, higiene pessoal, locomoção; quando o aluno não consegue realizá-las sozinho”, explicou a secretária.
O direcionamento do profissional de apoio às escolas acontece de acordo com a demanda de cada unidade que possui aluno com necessidade especial matriculado. Vale ressaltar que o serviço de apoio é voltado exclusivamente ao aluno com necessidade especial comprovada.
FORMAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação informa ainda que ao longo deste ano, todos os profissionais de apoio receberão orientações da empresa contratada e também formações ministradas pela equipe do Núcleo “Superação”. O primeiro encontro de formação foi realizado no dia 05 de fevereiro, na Sala Pedagógica do Paço Municipal.
Para a coordenadora do AEE – Atendimento Educacional Especializado, Mariza Dias Teixeira, as formações oferecidas pela empresa e pelo Núcleo são de extrema importância para preparar esse profissional de apoio a fim de que ele esteja apto para melhor atender o aluno em sua necessidade, dentro do ambiente escolar.
As formações são ministradas pela equipe do Núcleo Superação, composta pelos psicólogos Paula Arantes e Yuri Colevatti; e as professoras mediadoras do TEA (Transtorno do Espectro Autista), Ilza Pedro, Nilza da Silva e Leonila de Aguiar Torrezan. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.