JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Alunos das escolas municipais realizam atividades de combate à dengue

Cidade

As crianças têm feito a parte delas, chamando a atenção da comunidade para esse problema de saúde pública

Cerca de 5 mil alunos da rede municipal desenvolvem atividades de combate à dengue, dentro e fora do ambiente escolar

Cerca de 5 mil alunos da rede municipal desenvolvem atividades de combate à dengue, dentro e fora do ambiente escolar. Foto: Imagem/PMP

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Desde o início deste ano letivo, os alunos das escolas municipais têm desenvolvido diversas atividades pedagógicas de orientação e conscientização sobre a dengue. Devido o avanço da epidemia desta doença em Penápolis e em diversas cidades da região, todas as medidas de combate à dengue são importantes; e as crianças têm feito a parte delas, chamando a atenção da comunidade para esse problema de saúde pública.

De acordo com a supervisora do Ensino Fundamental, Luciana Marchese Ferreira Padilha, todos os anos, as escolas municipais realizam atividades pedagógicas com as crianças por meio de uma campanha de combate à dengue. “Entretanto em 2025, a Secretaria Municipal de Educação decidiu iniciar o ano letivo com essas ações educativas e expandi-las para o ano todo”, explicou.

Dessa forma, quase todos os 5 mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental desenvolvem atividades com essa temática dentro e fora do ambiente escolar. “Nosso objetivo é orientar todas as crianças da rede municipal de ensino, ensinando como ações simples podem resolver o problema da dengue. E por meio dos alunos, pretendemos conscientizar os pais, familiares e toda a comunidade a limpar seus quintais e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água e se tornar possível criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela”, acrescentou a supervisora.


ATIVIDADES

As atividades pedagógicas realizadas com os alunos envolvem todos os profissionais das unidades, desde os professores das salas regulares, professores do contraturno, educadores, auxiliares, com ações desenvolvidas dentro da escola e também atividades que ultrapassam os muros escolares e chegam até à comunidade no seu entorno.
Dentre as atividades realizadas estão: exibição de vídeos educativos; explanação sobre o tema; estudo e apresentações de música; entrega de panfletos alunos e explicação sobre as informações contidas; elaboração de cartazes; passeatas pelo bairro; orientações sobre os focos dos criadouros do mosquito; apresentações artísticas no pátio da escola; palestra em parceria com profissionais da Vigilância Epidemiológica, entre outras.

Vale ressaltar que essas atividades de prevenção e combate à dengue são realizadas todos os anos e já fazem parte do PPP – Projeto Político Pedagógico das escolas municipais.

A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro destaca a relevância da execução desses projetos pedagógicos no âmbito escolar. “Por meio dessas atividades, conseguimos proporcionar a sensibilização dos nossos alunos e da comunidade na qual estão inseridos; levando o conhecimento sobre a proliferação do mosquito da dengue e a melhor forma de combater essa doença que atinge milhares de pessoas e pode inclusive, levar a óbito”, concluiu a secretária. (*) Com informações da Secom – PMP



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.