André Fermino é eleito novo presidente da Câmara e assumirá a Prefeitura de Birigui
Política
Após eleição na manhã desta 6ª, vereador assumirá Prefeitura no lugar do prefeito cassado Leandro Maffeis (Republicanos)
Da Redação 05/04/2024Em uma sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, dia 5, o vereador André Luís Moimas Grosso (PP), o "André Fermino", foi eleito por unanimidade o novo presidente da Câmara de Birigui.
O então presidente José Luís Buchalla (DC) renunciou para não ser obrigado a assumir a Prefeitura da cidade, após a cassação do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos), na tarde dessa quinta-feira, 4.
Em sua primeira fala, o presidente eleito agradeceu aos vereadores pela unanimidade na votação e destacou a importância do trabalho e novos desafios de ser prefeito neste momento.
"O clima não é de festa, o clima agora é de trabalho. É uma situação que ninguém esperava que aconteceria e aconteceu, infelizmente, mas a gente tem que seguir em frente. Birigui é mais importante do que tudo que aconteceu. Quero falar para todos os vereadores que agradeço pela confiança que depositaram em mim e agora precisamos trabalhar juntos", disse André Fermino.
RENÚNCIA
O agora ex-presidente Buchalla alegou em discurso que sua decisão é por questões pessoais e, sobretudo, para respeitar sua família e a memória de seus pais.
Na prática, quem assumir a Prefeitura fica impedido de concorrer a uma vaga na Câmara nas próximas eleições de outubro. A renúncia ocorreu ontem à tarde, dia 4, após a votação que cassou Maffeis.
O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, foi cassado após denúncias de possíveis irregularidades no uso do sistema de controle de abastecimento e aquisição de óleo lubrificante. Seu afastamento recebeu 13 votos a favor, com apenas Sidnei Maria Rodrigues (Avante) votando contra. Vadão da Farmácia (DC) se absteve. Para a cassação, eram necessários votos de dois terços dos vereadores, ou seja, 10.
SUCESSÕES
Automaticamente, André Fermino assumirá a administração do Executivo no município, conforme previsto no regimento interno.
Na prática, com o Presidente da Câmara assumindo a Prefeitura, caberá ao vice, Wesley Coachato, o Cabo Wesley (União Brasil), assumir a presidência do legislativo biriguiense. (*) Por Wesley Pedrosa/Folha da Região
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.