BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

André Fermino é eleito novo presidente da Câmara e assumirá a Prefeitura de Birigui

Política

Após eleição na manhã desta 6ª, vereador assumirá Prefeitura no lugar do prefeito cassado Leandro Maffeis (Republicanos)

André Fermino foi eleito presidente da Câmara, por unanimidade

André Fermino foi eleito presidente da Câmara, por unanimidade. Foto: Reprodução/Internet

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Em uma sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, dia 5, o vereador André Luís Moimas Grosso (PP), o "André Fermino", foi eleito por unanimidade o novo presidente da Câmara de Birigui.

O então presidente José Luís Buchalla (DC) renunciou para não ser obrigado a assumir a Prefeitura da cidade, após a cassação do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos), na tarde dessa quinta-feira, 4.

Em sua primeira fala, o presidente eleito agradeceu aos vereadores pela unanimidade na votação e destacou a importância do trabalho e novos desafios de ser prefeito neste momento.

"O clima não é de festa, o clima agora é de trabalho. É uma situação que ninguém esperava que aconteceria e aconteceu, infelizmente, mas a gente tem que seguir em frente. Birigui é mais importante do que tudo que aconteceu. Quero falar para todos os vereadores que agradeço pela confiança que depositaram em mim e agora precisamos trabalhar juntos", disse André Fermino.


RENÚNCIA

O agora ex-presidente Buchalla alegou em discurso que sua decisão é por questões pessoais e, sobretudo, para respeitar sua família e a memória de seus pais.

Na prática, quem assumir a Prefeitura fica impedido de concorrer a uma vaga na Câmara nas próximas eleições de outubro. A renúncia ocorreu ontem à tarde, dia 4, após a votação que cassou Maffeis.

O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, foi cassado após denúncias de possíveis irregularidades no uso do sistema de controle de abastecimento e aquisição de óleo lubrificante. Seu afastamento recebeu 13 votos a favor, com apenas Sidnei Maria Rodrigues (Avante) votando contra. Vadão da Farmácia (DC) se absteve. Para a cassação, eram necessários votos de dois terços dos vereadores, ou seja, 10.


SUCESSÕES

Automaticamente, André Fermino assumirá a administração do Executivo no município, conforme previsto no regimento interno.

Na prática, com o Presidente da Câmara assumindo a Prefeitura, caberá ao vice, Wesley Coachato, o Cabo Wesley (União Brasil), assumir a presidência do legislativo biriguiense. (*) Por Wesley Pedrosa/Folha da Região



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.