COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Anta que morreu após ser resgatada com corpo queimado em incêndio estava prenha, diz ONG

Região

Além da gestação, fêmea amamentava um filhote, que não foi encontrado

Animal foi localizado em canavial em chamas em Andradina, no noroeste paulista, e não resistiu aos ferimentos

Animal foi localizado em canavial em chamas em Andradina, no noroeste paulista, e não resistiu aos ferimentos. Foto: Reprodução/Internet

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A anta que morreu depois de ficar gravemente ferida durante um incêndio em um canavial em Andradina (SP) estava no início de uma gestação, de acordo com a Associação Mata Ciliar de Jundiaí (SP). O animal foi resgatado na quinta-feira (12) e transferido para a associação na madrugada de sexta-feira (13).

Segundo Cristina Harumi, coordenadora de fauna da Mata Ciliar, além da gestação, há possibilidade de a fêmea estar amamentando outro filhote, já que as mamas dela estavam cheias de leite. A equipe veterinária acredita que a anta estava amamentando, mas o suposto filhote não foi encontrado.

"Não encontramos o filhote que ela amamentava. Certamente, ele se perdeu ou morreu na queimada. Então, foram três vidas que o fogo consumiu", lamentou a coordenadora.

Anta encontrada com corpo queimado em incêndio em Andradina morre em Jundiaí após resgate


RESGATE E TRANSFERÊNCIA

A anta foi encontrada deitada perto de um canavial nas proximidades de uma usina sucroalcooleira, em Andradina. Foi uma funcionária da usina que acionou os policiais depois de encontrar o animal desorientado e debilitado.

Uma força-tarefa foi mobilizada para conseguir transferir o mamífero de Andradina, no noroeste paulista para Jundiaí, onde fica a Mata Ciliar, uma viagem de cerca de 600 km de distância. A unidade é especializada em cuidados de animais de grande porte vítimas de queimaduras.

"Ela estava sendo monitorada o tempo todo e não sentia mais tanta dor. Todos fizeram o que estava ao alcance, a Polícia Ambiental, hospital veterinário de Andradina, o zoológico de Bauru que emprestou a caixa de transporte e a Mata Ciliar", informou Cristina.

Segundo o coordenador de comunicação da associação, Samuel de Oliveira, a anta, que pesa aproximadamente 200 quilos, foi sedada para que a equipe conseguisse fazer o transporte entre as cidades.

"O animal ficou com o corpo completamente queimado, sem pelo, com várias lesões, principalmente nas patas", comentou.

Ainda segundo Samuel, ela estava com problema respiratório, por suspeita de ter inalado muita fumaça. A situação dela era "extremamente crítica pela gravidade das queimaduras", explicou.

Além disso, o animal passou por uma avaliação oftalmológica que constatou que a anta havia perdido a visão por conta das queimaduras. (*) Por Alessandra Stefani, TV TEM



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.