BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Apae reafirma que deixará de gerir a Zona Azul

Cidade

Diretoria se reuniu para avaliar pedido do prefeito para que continuasse administrando o serviço

Apae deixará de gerir a Zona Azul após 21 anos à frente do serviço no município

Apae deixará de gerir a Zona Azul após 21 anos à frente do serviço no município. Foto: Arquivo/JI

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A diretoria da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Penápolis reafirmou que deixará de administrar a Zona Azul no município a partir de 15 de setembro. A ratificação da decisão se deve a avaliação do pedido do prefeito Caíque Rossi (PSD), para que a entidade continuasse gerindo o serviço.

O assunto foi tratado em reunião de diretoria ocorrida na manhã de terça-feira (23), na sede da própria associação. O presidente Ricardo Pelícia informou que se trata de uma posição já consolidada e que, no momento, não tem retorno.

A ratificação da decisão foi informada por escrito à Prefeitura na quarta (24). A Apae faz a gestão da Zona Azul há 21 anos. Houve períodos em que foram empregados 110 funcionários. Atualmente, conta com 44, que já foram informados do fim da parceria.

No comunicado publicado nas redes sociais ainda na semana passada, a entidade explicou que as dificuldades em manter a gestão do serviço se iniciaram em 2020, com a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus.

Ainda foi relatado que, neste período, foi necessário reduzir os colaboradores em 50%. A entidade alega que vem sofrendo com déficit na arrecadação da tarifa, que hoje é de R$ 2,50 por duas horas de estacionamento na área central coberta pela Zona Azul.

Outro ponto citado pela instituição é que há seis anos o valor da tarifa não sofreu reajuste, bem como que os meios eletrônicos seriam os mais indicados para a agilidade do serviço, porém, é imprescindível a municipalização do trânsito.

A entidade reforça que se soma ainda para a decisão da finalização do serviço o descontentamento dos usuários, que tem criticado de forma agressiva as funcionárias e a própria Apae, seja presencialmente ou pelas redes sociais.


CONTINUIDADE

O prefeito afirmou em suas redes sociais que a Zona Azul continuará existindo no município, mesmo com a entrega da administração do estacionamento rotativo pela Apae. Caíque disse que a mudança é uma grande oportunidade para modernizar e tornar mais eficiente o serviço, incluindo ainda a cobrança fracionada.

Ainda que com queda na arrecadação e podendo vir a dar prejuízo em breve, o que foi um dos motivos para que a associação entregasse o serviço, mesmo assim, de acordo com o chefe do Executivo, ao menos duas outras entidades demonstraram interesse em administrar a Zona Azul. Ele disse, por fim, que aguarda uma manifestação da Procuradoria Jurídica Municipal para tomar uma decisão.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.