Apeoesp local no Congresso e conferência da educação em Serra Negra
Cidade
O grupo é formado por 13 professores e foi definido através do encontro ocorrido ano passado
Da Redação 02/02/2020Um grupo de professores da rede estadual de ensino, representando a base da Apeoesp (Sindicado dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), na região de Penápolis, participam no próximo final de semana da XVII Conferência de Educação e XXVI Congresso Estadual do sindicato, em Serra Negra, SP.
Conforme explicou Tereza Cristina Moreira da Silva, diretora do sindicato, o grupo é formado por 13 professores, e foi definido através do encontro preparatório ocorrido em setembro.
Na oportunidade estiveram professores de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Luiziânia, Santópolis do Aguapeí e Clementina, que na oportunidade eram pré-delegados e concorriam às vagas disponíveis ao congresso.
“O encontro preparatório à conferência e ao congresso, no ano passado, também foi a oportunidade dos professores debaterem a tese que será levada para discussão neste final de semana em Serra Negra”, informou a diretora.
Programados para novembro do ano passado, a conferência e o congresso ocorrerão no próximo final de semana, dias 7, 8 e 9 de fevereiro, no mesmo local, e deve seguir praticamente a mesma programação de novembro.
Sobre os delegados, Tereza Cristina relatou que eles foram eleitos em novembro e agora em Serra Negra, estarão representando as escolas da base do sindicato na região e os professores aposentados, totalizando as 13 pessoas.
PROGRAMAÇÃO
Conforme programação definida pela Apeoesp, a abertura será na sexta-feira (7), com atividades culturais e homenagem a Marielle Franco, tendo como convidados os representantes de centrais sindicais e partidos políticos.
Ainda na sexta, os participantes debatem temas como a luta dos trabalhadores e a construção de um projeto para a nação. Também estão na pauta o regimento, dinâmicas, recursos e reuniões setoriais.
A diretora explicou que, através de dez grupos de trabalho, serão debatidos planos de lutas, políticas permanentes e sindical, estatuto, e farão um balanço sobre o momento da educação.
O financiamento da escola pública e superior no Brasil, além de Ciência e Tecnologia também estarão em debate.
Tereza relembrou que em todos os congressos já realizados os participantes tiveram a oportunidade de debater a educação do estado, e até do Brasil, buscando sempre as soluções para que o ensino, de maneira geral, tenha investimentos necessários em todos os aspectos.
“Nesse congresso, acreditamos que o debate será muito produtivo para que possamos buscar essas melhorias tão desejadas. Acreditamos também que a Apeoesp deve avançar muito na organização das forças democráticas para garantir uma educação pública de qualidade, da creche à pós-graduação”, disse a diretora.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.