JOVEM PAN PENÁPOLIS

Apoio à Santa Casa de Araçatuba deve ser assunto no Comitê do Baixo Tietê

Saúde

Presidente Rodrigo Primo Antunes pretende apresentar modelos para repasses ou convênios

Antunes, que é prefeito de Barbosa, esteve no hospital a convite da diretoria

Antunes, que é prefeito de Barbosa, esteve no hospital a convite da diretoria. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O presidente do CBH-BT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê), Rodrigo Antunes, visitou a Santa Casa de Araçatuba na última sexta-feira (16). Na oportunidade, ele informou que convocará uma reunião com os prefeitos dos 42 municípios associados para buscar soluções das demandas da região na área de saúde pública.

Ele, que é prefeito de Barbosa, esteve no hospital a convite da diretoria para conhecer as dificuldades enfrentadas pela instituição. Antunes informou que as queixas em relação às dificuldades para conseguir atendimento hospitalar aos pacientes da região têm sido constantes nas reuniões do CBH-BT.

“Não estamos encontrando em nossa região, uma porta de entrada para conseguir que os nossos pacientes sejam atendidos nos hospitais, que tenham suas cirurgias realizadas e os seus problemas de saúde resolvidos”, comentou.

O presidente do comitê pretende apresentar na reunião com os integrantes, modelos da documentação necessária para que os municípios possam, dentro da lei, fazer repasses financeiros ou estabelecer convênios com hospital.

Ele também informou que pretende pedir a participação das cidades para fortalecer a Santa Casa de Araçatuba, que é referência para atendimento de alta complexidade para 40 municípios da área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde).


REGIONALIZAÇÃO

Antunes informou que a Santa Casa de Penápolis é a primeira referência de Barbosa para atendimento às demandas do município, mas os casos mais sérios são encaminhados para Araçatuba, por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

“É a Santa Casa de Araçatuba que tem resolvido os nossos problemas, mesmo com todas as dificuldades que tem enfrentado”, afirmou. Ele defende a reestruturação do Hospital Estadual de Mirandópolis, medida que foi anunciada por Tarcísio de Freitas (Republicanos), em visita à cidade.

Segundo o governador, já foi autorizada a abertura de um chamamento público para contratar profissionais, para que a unidade opere em sua capacidade máxima, que é de 99 leitos. Para o presidente do comitê, é fundamental resgatar a representatividade política da região para salvar os hospitais das cidades da região e garantir atendimento à população.

“Precisamos unir forças para que tanto o governo do Estado quanto o federal tenham um olhar de prioridade à nossa região, porque vemos que outras regiões conseguem recursos que não temos conseguido. Acredito que a união dos prefeitos será fundamental para que a nossa região possa ser priorizada da forma como precisa”, argumentou. (*) Com informações da A/I



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.