Apoio para projeto de lei pelo fornecimento de quimio oral
Política
Vereadora Ester manifesta que planos de saúde ofereçam os tratamentos necessários aos pacientes
Imprensa/Câmara 22/06/2020A vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), através da Câmara Municipal de Penápolis, manifesta apoio ao projeto de lei 6.330/2019 para que os planos de saúde ofereçam fornecimento de tratamentos quimioterápicos aos pacientes. A criação do direito, idealizado pelo Instituto Vencer o Câncer, teve aprovação em 3 de junho pelo Senado Federal, devendo ser apreciado também pela Câmara dos Deputados.
No caso de nova aprovação, seguirá para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro. O projeto prevê que após o registro na Anvisa os medicamentos orais contra o câncer sejam automaticamente oferecidos pelos planos de saúde, assim como já é feito com os medicamentos de aplicação intravenosa.
De acordo com Ester, a iniciativa representa expressivo avanço em cuidados e na humanização no atendimento. A vereadora ressalta a afirmação do médico oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores do Instituto Vencer o Câncer.
“Especialmente no meio dessa pandemia do novo coronavírus, o medicamento oral é muito mais seguro para o paciente, que recebe o remédio em casa, evitando idas a hospitais e ambulatórios que não são necessárias”. Fernando Maluf defende que, em muitos casos, por não ter um substituto intravenoso, o medicamento oral oferece maior chance de cura, sobrevida e controle da doença e dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Mais informações sobre o projeto para melhorar o acesso dos pacientes com câncer que possuem planos de saúde podem ser obtidas em www.simparaquimiooral.org.br. Na mesma página é possível registrar manifesto de apoio ao “Sim para Quimio Oral”, com a colocação de nome completo, CPF, e-mail, cidade e Estado.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.