Após decisão de conselho, arte em homenagem à Marielle Franco é apagada de muro de escola
Região
Mural foi feito com autorização do conselho escolar na segunda semana de agosto, em Araçatuba (SP)
Da Redação 27/08/2021
Pintura com imagem de Marielle Franco foi retirada de muro de escola em Araçatuba (SP). Foto: Reprodução/Adrieli Fiorani/TV TEM
A arte em homenagem à vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) foi apagada do muro da Escola Estadual Vítor Antônio Trindade, em Araçatuba (SP). Até a noite de quinta-feira (26), o mural com a imagem da vereadora não havia sido modificado. Contudo, na manhã desta sexta-feira (27), a arte estava coberta por tinta verde.
A decisão de retirar a arte do muro foi tomada após uma reunião do conselho da escola composto por pais, alunos e professores. Segundo a Secretaria da Educação de São Paulo, foram 15 votos a favor da “ressignificação” e três votos pela cobertura total da imagem.
Ainda de acordo com a pasta, as unidades escolares têm autonomia para realizar este tipo de atividade artística. A próxima imagem que vai ilustrar o muro da escola será escolhida em cinco dias pelo conselho formado por pais, professores, alunos e funcionários.
Depois que a imagem foi apagada, uma placa foi colocada na grade da escola como forma de protesto. A frase escrita foi a mesma que estava no muro: “Quiseram nos enterrar, não sabiam que éramos sementes. Marielle Presente”.
A Secretaria da Educação de São Paulo informou que a "ressignificação" da obra foi iniciada na noite de quinta-feira por ser o horário disponível por conta da demanda de trabalho. (*) Por G1 Rio Preto e Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.