AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

“Após essa pandemia, humanidade se comportará de outra maneira”, avalia médico

Saúde

Especialista na área geriátrica ainda orientou que famílias devam redobrar cuidados com idosos

Médico geriatra Zeca Monteiro foi o entrevistado do programa 'Direto da Redação'

Médico geriatra Zeca Monteiro foi o entrevistado do programa 'Direto da Redação'. Foto: Arquivo/JI

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, que vem acometendo diversos países, entre eles, o Brasil, fará com que a humanidade, se comporte de outra maneira a partir do momento em que os casos tenham sido extintos. A análise foi feita pelo médico geriatra José Carlos Aguirre Monteiro, o Zeca Monteiro, durante participação no programa “Direito da Redação”, do INTERIOR, com os jornalistas Gilson Ramos e Carlos Netto.

“Podemos tirar duas lições diante esse cenário. A primeira é que nós teremos um novo jeito de enfrentar pandemias e, a segunda, que os hábitos de higiene se intensificarão mais, como deixar os sapatos fora de casa, lavar as mãos constantemente e manter o ambiente limpo. É claro que, infelizmente, estamos passando e aprendendo a lidar isso com sangue, suor e lágrimas”, disse.

Além de responder às perguntas dos internautas, o profissional citou que o vírus do Covid se transmite de vários meios, inclusive, nas fezes e urina. “Não é apenas às pessoas que se contaminam, mas também os objetos, por isso, a importância do isolamento social para diminuirmos a quantidade de casos”, comentou.

Monteiro explicou que, sem essa medida, uma pessoa que esteja com o coronavírus é capaz de transmitir para outras seis. “Quando seguimos às recomendações dos órgãos de saúde, esse índice cai para duas”, frisou. Ele, que atua na medicina há 40 anos, lembrou que os cuidados precisam ser intensificados até a criação de um medicamento ou vacina que resolva o problema.

“A proliferação, ou não, do vírus, depende do comportamento da sociedade. Acredito que, se todos nós seguirmos às determinações, no máximo em 90 dias a situação estará melhor”, ressaltou.


IDOSOS

O médico, especialista área de geriatria, também explanou sobre os cuidados que precisam ter aos idosos que fazem parte no grupo de risco e que, muitas vezes, relutam em não acatar as recomendações. “Eles precisam ser preservados e não isolados totalmente. Às vezes, é difícil fazer com que tenham consciência sobre a gravidade dessa pandemia, pois a grande maioria, com o passar dos anos, apresenta uma baixa capacidade de interpretação das coisas, já que as funções cerebrais vão diminuindo”, disse.

A recomendação do especialista é que os idosos sejam separados e os objetos pessoais deles, também. “É importante que não tenham contato com crianças, pois elas, por terem uma resistência maior, acabam transmitindo o vírus. Na medida do possível, os avôs e avós podem conversar com os netos por meio da tecnologia, pois isso não diminuirá o amor que a família tem por eles”, destacou.

Monteiro elencou alguns sinais de alerta no caso da necessidade de procurar atendimento médico. “Se o idoso estiver com a pressão baixa, cansaço físico e parar de se alimentar, deve levá-lo a uma unidade de saúde para que receba todos os cuidados necessários”, observou.

Sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, o médico alerta que estes medicamentos não devem ser usados preventivamente. “Apenas com prescrição médica e seguindo às normas. Com os idosos, é preciso uma análise especial, pois, a cada ano, perdem 1% das funções do fígado e rins e o uso excessivo de uma dose destas drogas pode acarretar em efeitos colaterais graves”, finalizou.


CASOS

Apenas cinco casos suspeitos do Covid-19, o novo coronavírus, aguardam resultado dos exames. A informação foi repassada ontem (31), em boletim da secretaria municipal de Saúde. Ao todo, foram notificados 23 casos suspeitos.

Além dos cinco, a pasta relata que um teve resultado positivo para o vírus, sendo o empresário de 53 anos que permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa local. O quadro de saúde dele é estável.

Três tiveram exame negativo e 13 foram excluídos clinicamente. A secretaria explica ainda que a alteração no número de pacientes suspeitos e excluídos foi ocasionada, pois 10 deles, que permaneciam em quarentena em suas residências, tiveram o resultado descartado, já que cumpriram o isolamento sem desenvolver os sintomas.

Dos casos notificados, oito são homens e 15 mulheres. Com relação à faixa etária, dois são em menores de 12 anos e seis na faixa de 13 a 30 anos. Outros 11 pacientes têm entre 31 a 59 e quatro são idosos, com idade superior a 60.

Os registros do boletim seguem as normas das resoluções estaduais e, à medida que novos fatos surgirem, outros comunicados oficiais serão expedidos pela secretaria de Comunicação Social da Prefeitura. Na região, além de Penápolis, Araçatuba já confirmou, na tarde de segunda-feira (30), o primeiro caso positivo do coronavírus.

Outros 72 aguardam resultados dos exames. Nas demais cidades, há casos suspeitos, sendo em Birigui (23), Andradina (39), Valparaíso (11), Guararapes (3), Ilha Solteira (5), Pereira Barreto (5), Auriflama (3) e Luiziânia (1).



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.