Após restauração, capela da comunidade Sagrado Coração de Jesus volta a receber fiéis em Birigui
Religião
Capela, que fica anexa à Santa Casa do município, possui 60 anos de história
Da Redação 16/05/2022Após quase cinco anos de reformas, a capela da comunidade Sagrado Coração de Jesus, de Birigui (SP), voltou a receber fiéis. A solenidade que marcou a dedicação do altar e da igreja do bairro Silvares aconteceu no último dia 14 e foi presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy.
A capela, que fica anexa à Santa Casa de Birigui, possui 60 anos de história e pertence à paróquia Imaculada Conceição, de Birigui. As missas no local são celebradas aos domingos, às 8h30.
A reestruturação contou com melhorias na estrutura, como telhado, calhas, rufos e forro, além de obras de acessibilidade. Foram mantidas as características do local, como o formato verticalizado da disposição dos bancos, do altar e do ambão da Palavra. Os vitrais originais da capela foram restaurados.
"A Capela foi restaurada, na perspectiva da Circularidade, onde a assembleia participante é convidada a integrar a liturgia, de forma a estarmos entorno das mesas do altar e da Palavra, explica o coordenador da comunidade do Silvares, Rafael dos Santos Ribeiro.
Um dos destaques da obra foi a substituição da rampa que tinha em frente ao templo, pela escadaria, que era característica do primeiro projeto da capela, há 60 anos. Foi construída uma rampa nova dentro das normas vigentes.
O projeto conta ainda com trêss obras de arte do artista Romolo Picoli, natural de Colatina (ES), o mesmo que pintou as obras de arte na capela do Unisalesiano. Os painéis têm aproximadamente oito metros de altura.
PARTICIPAÇÃO
De acordo com Ribeiro, para a realização da reforma, muitos eventos foram realizados. Ele destaca a participação de todos os membros, em especial o grupo de senhoras que se reúne mensalmente para produzir pães caseiros, bolachas, rosquinhas e fatias húngaras.
Durante a realização do projeto, a capela passou a funcionar temporariamente no Centro Catequético e Pastoral da Comunidade.
SOLENIDADE
Antes da solenidade que marcou a entrega da capela começar, os fiéis se concentraram no salão da comunidade, próximo da capela, e iniciaram uma procissão até o local. O bispo recebeu as chaves da comunidade e as passou para o pároco local, frei Claudemir Vialli, abrir finalmente as portas da capela. Dom Sergio ressaltou a alegria da reconstrução da capela anexa à Santa Casa. “O coração alegre também agradece. Parabéns a todos pelo empenho incessante na edificação dessa casa de Deus que hoje consagramos em louvor a Ele”.
Frei Claudemir também salientou o empenho dos fiéis. “Eu digo que no chão dessa capela tem muitas lágrimas. Choro de pessoas que recorrem aqui ao Senhor pelos seus que estão internados na Santa Casa. Então temos um dever samaritano ao entregar aos fiéis novamente essa capela. Quero agradecer demais todos os que se empenharam, destacando aqui as nossas irmãs que fizeram inúmeras confecções de pães e quitutes para a arrecadação de donativos”. (*) Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.