Aprovada exigência de identificação em braile em prédios públicos
Política
Propositura pode representar porta de entrada para diversos outros cuidados
Imprensa/Câmara 31/03/2021A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira (29), por unanimidade, projeto do Executivo com a exigência de identificação em braile na entrada dos prédios públicos municipais e nos principais espaços por onde as pessoas com deficiência visual devam circular.
A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), considerou que a propositura pode representar uma porta de entrada para diversos outros cuidados em prol da pessoa com deficiência na cidade. “Queremos que Penápolis seja uma referência de acessibilidade, inclusão e cidadania”, disse a emedebista.
Letícia Sader destacou também a proposta de projeto do Rotaract de Penápolis, apoiada pela Câmara Municipal, para a promoção da inclusão em casos de adversidades, iniciativa a qual dispõe, entre outras ações, a disponibilização de QR Code para acesso a informações em texto, áudio e vídeo nos principais locais com fluxo de público.
O vereador Altair Reis (Cidadania) reforçou a necessidade de medidas de acessibilidade, com abrangência para todos os tipos de deficiência. Ele sugeriu mais investimentos também nas calçadas, com a colocação de piso tátil nas rampas rebaixadas.
O vereador Paulinho do Esporte (DEM) defendeu maior conscientização para a importância de não prejudicar a passagem nas calçadas, não colocando materiais de construção e produtos diversos. O vereador Júlio Caetano (PSD) afirmou que é a primeira vez, nos últimos anos, que projeto em prol da acessibilidade tem iniciativa pelo Executivo. O vereador Nelson Kbção (Cidadania) defendeu ações de adequações para facilitar a contratação de pessoa com deficiência.
O vereador Dr. Rodolfo (PSD) enalteceu que a atual administração municipal tem tido atenção para boas práticas de acessibilidade e que novos projetos no mesmo segmento serão apresentados. A vereadora Dona Vilma (Republicanos) discursou por cuidados gerais em prol das pessoas com deficiência.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.