Aprovada honraria para valorizar ações em prol da consciência negra
Política
Escolha terá definição pela Comissão de Méritos do Legislativo penapolense
Da Redação 26/08/2022Pessoas que desenvolvem atividades de resgate dos valores culturais e históricos da etnia negra poderão ser indicadas para o recebimento da honraria “Consciência Negra – Memórias de Zumbi dos Palmares”, pela Câmara de Penápolis.
A instituição da homenagem, que também contemplará afrodescendentes e os “não negros” que assim se declararem, desde que tenham participação ativa na cultura e costumes afros, seja no âmbito musical, religioso, cultural, social ou educacional, foi aprovada segunda-feira (22), por meio de projeto de autoria da vereadora Professora Jandinéia (PT).
A petista diz que a igualdade, a equidade, a equivalência, o respeito e a união são algumas das atribuições da política, no entanto é preciso de fato promover ações pelo fim do racismo na sociedade, na qual, ainda em pleno século 21, persiste na segregação racial.
As indicações para a nova honraria ocorrerão pelos vereadores. A escolha terá definição pela Comissão de Méritos da Câmara. A entrega da comenda será feita em sessão ordinária do Legislativo.
ZUMBI
Zumbi dos Palmares foi um grande guerreiro da história brasileira, sendo reconhecido como um dos pioneiros no processo de resistência contra a escravidão. Em sua homenagem, comemora-se no dia da sua morte, em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra.
ESPORTE
A Câmara também aprovou projeto do Executivo com autorização para a administração municipal pagar premiação total de R$ 12 mil aos vencedores do Torneio de Futsal de Férias 2022 – categoria livre e Super Copa Futebol de minicampo – 1ª e 2ª divisões. (*) Com informações da A/I da Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.