Araçatuba anuncia que terá AME Cirúrgico
Região
Unidade deve ser instalada em prédio a ser construído ao lado do AME que já atende em Araçatuba
Ivan Ambrósio 16/08/2019O impasse sobre qual município receberia o AME Cirúrgico chegou ao fim na noite de sexta-feira (16). O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB) anunciou, em vídeo gravado e circulado pelas redes sociais, que a unidade será implantada no município. Ele disse que recebeu uma ligação da diretora da DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), Claudinéia Cecília da Silva, comunicando-o da conquista.
Segundo ele, o governador João Dória (PSDB) autorizou a instalação do ambulatório. A construção será ao lado do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) já existente no município. Penápolis pleiteava a unidade e, no ano passado, a instalação chegou a ser autorizada pelo ex-governador Márcio França (PSB).
PRÉDIO
Na época, a Prefeitura chegou alugar um prédio e o Estado contratou uma OS (Organização Social) para gerenciar o serviço. No entanto, ao assumir o cargo, Doria revogou a autorização de instalação, rompeu o convênio com a entidade e o Executivo teve que devolver o prédio.
Além disso, a Justiça de Penápolis aguarda, até 2 de setembro, um possível acordo entre a Prefeitura e a empresa Valente e Filhos Locação Ltda em relação ao prédio hospitalar pertencente à empresa e que havia sido alugado com o objetivo de instalar o AME Cirúrgico.
O prazo foi pedido pelas partes tendo em vista as tratativas que estão sendo feitas para que possa haver um acordo sobre o contrato de aluguel do prédio. O pedido foi atendido pela Justiça local em decisão do juiz Heverton Rodrigues Goulart, que levou em consideração a informação contida no processo de que as partes estão em tratativas de composição.
O valor mensal de aluguel do prédio era de R$ 50 mil. Para tentar reincidir o contrato, a Prefeitura havia alegado que o ambulatório havia sido aprovado por França ainda durante seu exercício em 2018. O aluguel, segundo a petição, atendia exigência da Secretaria Estadual da Saúde. O contrato pactuado previa a ocupação do espaço pelo prazo de cinco anos, tendo início em janeiro de 2019.
2020
Entretanto, a administração argumentou que, após a posse de Dória (PSDB), a pasta afirmou que o AME só seria instalado na cidade a partir de 2020, por falta de previsão orçamentária. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para comentar o assunto, no entanto, a administração se manifestará nos próximos dias.
O INTERIOR enviou e-mail a Secretaria Estadual de Saúde para saber se há a confirmação da construção do ambulatório cirúrgico em Araçatuba, valor do investimento, critérios usados na escolha do município e previsão da unidade de especialidades em Penápolis.
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a pasta informou que “está em tratativas com Araçatuba para a construção do AME e que o projeto assistencial, assim como detalhes do local estão em desenvolvimento pela secretaria”.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.