Araçatuba chega a 719 notificações e tem 132 pessoas monitoradas por suspeita de covid-19
Região
Foram 49 notificações de casos suspeitos em 24 horas e nesta terça-feira há 22 pacientes internados; 6 na UTI
Da Redação 03/06/2020Os números relativos ao coronavírus em Araçatuba (SP) tiveram um salto de segunda para esta terça-feira (2), de acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde pela Secretaria Municipal de Saúde.
Nas últimas 24h, a Vigilância Epidemiológica foi notificada de 49 novos casos suspeitos, o que fez saltar de 670 para 719 notificações desde o início da pandemia. O aumento foi de mais de 7% em um dia.
Do total de casos notificados, 681 pacientes que procuraram atendimento médico tiveram material coletado para exame.
Desse montante, 171 tiveram o diagnóstico positivo , 407 tiveram resultado negativo e, de segunda para ontem, subiu de 40 para 73 o número de pessoas que aguardam resultado de exame.
O aumento considerável na quantidade de notificações pode ser consequência dos registros que não foram informados à Secretaria de Saúde no final de semana, período em que os números permaneceram inalterados.
EM TRATAMENTO
Outro dado que vem chamando a atenção é o aumento no número de pacientes de Araçatuba internados com sintomas de covid-19.
De acordo com a secretaria, no sábado (30) havia 13 pacientes com suspeita de coronavírus internados, número que subiu para 18 ontem, e hoje são 22 pacientes em tratamento nos hospitais.
Ao mesmo tempo, houve um salto de 90 pacientes com sintomas de covid-19 em tratamento domiciliar na segunda, para 132 nesta terça-feira, aumento de 46%.
No mesmo período, o número de curados permanece em 107 pacientes e seis pessoas que contraíram a doença morreram . Há outras quatro mortes em investigação.
INTERNAÇÕES
Tanto a Santa Casa como o Hospital Unimed Araçatuba registraram novas internações de pacientes com suspeita de coronavírus nas últimas 24 horas.
No caso da Santa Casa, a assessoria de imprensa informa que foram três novas internações entre segunda e terça-feira.
Além disso, uma paciente com o diagnóstico positivo teve que ser transferida do Isolamento para UTI-Covid (Unidade de Terapia Intensiva), que tem leitos exclusivos para pacientes com sintomas da doença.
Com as novas internações, nesta terça-feira há 16 pacientes com sintomas internados no hospital, dos quais, nove estão com covid-19, ou seja, mais da metade.
UTI/COVID-19
Na UTI há quatro pacientes em tratamento com coronavírus, todos de Araçatuba. Desses, apenas um é do sexo masculino e tem 74 anos. As mulheres tem 54, 59 e 67 anos. Os quatro estão intubados, segundo o hospital.
No isolamento, também com diagnóstico positivo, estão duas mulheres de Araçatuba, uma com 42 e outra com 71 anos; um homem de 53 anos de Araçatuba; um homem 52 anos, de Valparaíso; e uma mulher de 77 anos, de Santo Antônio do Aracanguá.
Aguardam resultado de exame em leitos de Isolamento, seis mulheres: ela tem 83 anos, 55 anos, 52 anos, 40 anos, 23 anos e 7 anos; e um homem de 34 anos, todos de Araçatuba.
UNIMED
Já no Hospital Unimed, subiu de nove para dez o número de pacientes com sintomas de covid-19 em tratamento. Desses, apenas dois continuam com o diagnóstico confirmados, sendo que um deles está na UTI e o outro no Isolamento.
Com relação aos casos suspeitos, passou de um para dois os que estão na UTI. Um deles é mantido intubado e em ventilação mecânica. Outros seis estão em leitos de isolamento, também aguardando resultados de exames. (*) Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.