JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Araçatuba confirma primeiro caso positivo de coronavírus

Região

Paciente é um homem que não viajou para locais de risco de contágio, apresentou sintomas leves e não foi internado

Resultado do exame confirmou que a pessoa estava realmente com a covid-19, que é a doença provocada pelo coronavírus

Resultado do exame confirmou que a pessoa estava realmente com a covid-19, que é a doença provocada pelo coronavírus. Foto: Governo do Estado de São Paulo

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde desta segunda-feira (30), que está confirmado o primeiro caso positivo de coronavírus na cidade.

O paciente é um homem que não viajou para locais de risco de contágio, apresentou sintomas leves e não foi internado.

O exame foi feito no dia 27 de março em laboratório particular, solicitado por clínica particular. A idade não foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica, segundo a Prefeitura.

Em vídeo encaminhado à imprensa, a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, explica apenas que trata-se de um paciente que procurou atendimento com sintomas leves, como febre, dor no corpo e fraqueza.


SUSPEITA DE DENGUE

De acordo com ela, inicialmente os médicos imaginaram que ele havia contraído dengue, mas como a febre febre não baixava, foi colhido material para exame, o caso foi notificado para a Vigilância Epidemiológica e o paciente liberado, orientado a manter isolamento domiciliar.

O resultado do exame confirmou que a pessoa estava realmente com a covid-19, que é a doença provocada pelo coronavírus.


ISOLAMENTO

Carmem argumenta que esse caso positivo reforça a necessidade de se manter o isolamento social.

De acordo com ela, como esse paciente, 80% das pessoas que contraírem o vírus terão sintomas leves e poderão transmitir para outras pessoas, incluindo as que fazem parte do grupo de risco.

"Daí a importância de toda regra de etiqueta respiratória, de manter distância entre as pessoas no convívio", explica.

A secretária reforça que as pessoas precisam entender que o coronavírus está ciruclando e desde o início todas as medidas tomadas foram que cada caso suspeito fosse tratado com caso positivo.

Por isso que, mesmo sem o resultado do exame, o paciente já é orientado a ficar em isolamento e a tomar as medidas de precaução.

E quando o paciente não é internado, as equipes da secretaria fazem contato diariamente com ele para saber como estão os sintomas. "Não espere mais casos positivos, comece já a tomar suas atitudes. Fique em casa!”, alerta.


NOTIFICADOS

Segundo o boletim epidemiológico atualizado, até agora são 141 casos notificados de suspeita de covid-19, que é a doença provocada pelo coronavírus.

Desses, sete casos tiveram resultado negativo, um teve resultado positivo, 65 aguardam resultado de exame e 68 foram descartados por não atender os critérios determinados pelo Ministério da Saúde. (*) Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.