FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Araçatuba recebe a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica nesta quarta

Educação

Equipes de estudantes precisam montar e programar robôs para vencer competição; evento é aberto ao público

Em todo o Estado de São Paulo, serão 12 etapas regionais da OBR, com quase 2 mil equipes

Em todo o Estado de São Paulo, serão 12 etapas regionais da OBR, com quase 2 mil equipes. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Araçatuba recebe nesta quarta (06) a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica.  A competição faz parte da Modalidade Prática da Olimpíada, onde equipes formadas por quatro estudantes do ensino fundamental e médio devem montar e programar robôs para participar de duas categorias: a modalidade Robótica de Resgate ou a Robótica Artística. A etapa regional acontece na Escola SESI de Araçatuba, que fica na Rua Dr. Álvaro Afonso do Nascimento, 300,  das 8h às 18h. A entrada é gratuita. 
Cerca de 50 equipes divididas em dois níveis escolares participarão da etapa regional na cidade, disputando ao menos duas vagas para a etapa Estadual, que acontecerá no dia 23 de agosto na cidade de São Paulo. O objetivo final é garantir uma vaga na Etapa Nacional, que será realizada em outubro em Vitória, no Espírito Santo, onde o campeão nacional é convidado a participar do mundial de robótica RoboCup 2026.

A Etapa Regional de Araçatuba é organizada em parceria com o SESI. “São Paulo é o estado com o maior número de inscrições no Brasil, com quase 4 mil estudantes participantes - no total, são mais de 17 mil alunos concorrendo em todo o país. As etapas regionais e estaduais são uma ótima oportunidade para os alunos interagirem uns com os outros, aprender com os robôs e estratégias das equipes, e assim aprimorar seus conhecimentos e capacidades.” conta Ricardo Arai, representante da OBR no estado.


Como funciona a competição

As equipes competidoras são compostas por, no máximo, quatro estudantes cada e estão divididas em três níveis: o nível 0 e 1 é voltado aos alunos do ensino fundamental e o nível 2 aos do ensino fundamental, médio e técnico. Cada nível possui um grau de dificuldade a ser enfrentado pelos competidores.

As equipes podem participar de duas categorias: Robótica de Resgate, onde há uma simulação de resgate e o robô competidor precisa encontrar uma vítima, superando várias adversidades; e Robótica Artística, onde os alunos devem produzir uma apresentação, como dança, teatro, mágica, entre outros, interagindo com um robô.

Em todo o Estado de São Paulo, serão 12 etapas regionais da OBR, com quase 2 mil equipes. Os melhores classificados nas regionais irão disputar a etapa Estadual no dia 23 de agosto, na capital. Os primeiros colocados garantem uma vaga na final nacional, que será realizada de 13 a 19 de outubro, em Vitória/ES. A Olimpíada Brasileira de Robótica conta com o patrocínio do CNPQ, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Governo Federal.


Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma olimpíada científica destinada a estudantes do ensino fundamental ao médio. É uma iniciativa pública e gratuita, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas.  Todo o evento é desenvolvido por professores voluntários das principais universidades de todo o país.

A olimpíada possui duas modalidades: Prática e Teórica. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e as provas teóricas são aplicadas presencialmente nas escolas dos alunos participantes em todo o Brasil. Mais de 210 mil alunos de todo o país se inscreveram na edição 2025 da OBR.


Etapa Regional Araçatuba - Modalidade Prática da Olimpíada Brasileira de Robótica

Quando: quarta, 06 de agosto, das 8h00 às 18h. A primeira rodada acontece às 10h.

Local: Escola SESI de Araçatuba:

Endereço: R. Dr. Álvaro Afonso do Nascimento, 300 – Presidente, Araçatuba

Entrada Gratuita

Mais informações: www.obr.org.br/sao-paulo



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.