Araçatuba também abrirá bares, restaurantes e salões na segunda-feira
Região
O plano apresentado pelo Comitê Regional ao governo do Estado prevê a reabertura desses serviços em 1º de junho
Da Redação 28/05/2020O prefeito de Araçatuba (SP), Dilador Borges (PSDB), informou em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (27), que os bares, restaurantes e salões de beleza também poderão reabrir na próxima segunda-feira (1).
A região está na fase 2 ou fase laranja, do Plano São Paulo, que define as regras da retomada gradual das atividades durante a quarentena. Nessa fase, está permitida pela Estado a volta das atividades do comércio de rua, dos shopping centers, das imobiliárias, dos escritórios e das concessionárias a partir de 1.º de junho.
De acordo com o plano, salões, bares e restaurantes poderão ser abertos somente nos municípios constantes na fase 3 ou amarela, ou seja, em condições melhores do que a de Araçatuba.
PLANO REGIONAL
Entretanto, Dilador explicou que o plano apresentado pelo Comitê Regional ao governo do Estado na última quinta-feira (21), prevê a reabertura dos salões e dos bares e restaurantes já a partir de 1.º de junho.
Esse mesmo plano regional previa que os shoppings voltariam a funcionar somente no dia 14 na região, mas a data foi antecipada pelo governo do Estado.
CONVIDADOS
Como o município tem autonomia para tomar as decisões, baseado no plano regional, segundo o prefeito, a partir de quinta-feira (28) os representantes das categorias autorizadas a retomar as atividades na próxima semana serão convidados a ir até a Prefeitura, para tomar conhecimento das medidas que deverão ser adotadas durante o funcionamento.
Ele garantiu que até sábado (30) será publicado o decreto municipal que regulamentará o funcionamento dessas atividades.
CUIDADOS
A secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, também participou da entrevista coletiva. Ela reforçou a necessidade de serem respeitadas as regras de distanciamento e sanitárias para tentar impedir a contaminação de funcionários e clientes pelo coronavírus.
E alertou que os dados relativos à pandemia serão monitorados dia a dia. Se constatado o avanço gradativo dos casos com a flexibilização que será adotada, novas medidas restritivas poderão ser adotadas. (*) Por Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.