Araçatuba usa balsa móvel para garantir captação de água no Tietê após baixa do rio
Região
De acordo com a Samar, há risco de que a população enfrente falta d’água
Da Redação 18/09/2021
Araçatuba faz uso de balsa móvel para garantir captação de água no Tietê após baixa do rio. Foto: Reprodução/TV TEM
A Samar, empresa de água e esgoto de Araçatuba (SP), está utilizando uma balsa móvel para conseguir captar água do Tietê após a baixa no nível do rio provocada pela estiagem.
Em períodos nos quais a água está em nível ideal a captação é feita nas margens. Contudo, após o nível de água cair três metros em relação ao mesmo período do ano passado, a captação precisou a ser feita no meio do rio, com o uso da plataforma.
De acordo com a Samar, a medida foi adotada para garantir que a captação hídrica no Rio Tietê continue sendo feita. Mas há risco de que a população abastecida pela estação de captação do rio enfrente falta d’água.
“À medida em que a gente vem distanciando a balsa de captação móvel, que é uma medida contingencial, pode chegar o momento em que não conseguiremos mais força de recalque da água para captar os 800 mil litros por hora que a gente precisa”, explica o diretor técnico da Samar Eduardo Caldeira.
Em Araçatuba, 40% da população é abastecida pela água do Rio Tietê, 50% do Ribeirão Baguaçu e 10% dos poços.
De acordo com o diretor técnico, a equipe está se mobilizando para colocar a bolsa móvel, que estava a 50 metros da margem, a uma nova distância de 100 metros. Entretanto, há um limite, que ultrapassa um pouco os 100 metros.
“A gente pede, por favor, para toda a população usar a água racionalmente. A gente vem fazendo campanhas importantes, mas o que a gente tem percebido é que o consumo tem aumentado, e não reduzido”, destaca Eduardo. (*) Por G1 Rio Preto e Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.