JOVEM PAN PENÁPOLIS

Araçatuba usa balsa móvel para garantir captação de água no Tietê após baixa do rio

Região

De acordo com a Samar, há risco de que a população enfrente falta d’água

Araçatuba faz uso de balsa móvel para garantir captação de água no Tietê após baixa do rio

Araçatuba faz uso de balsa móvel para garantir captação de água no Tietê após baixa do rio. Foto: Reprodução/TV TEM

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A Samar, empresa de água e esgoto de Araçatuba (SP), está utilizando uma balsa móvel para conseguir captar água do Tietê após a baixa no nível do rio provocada pela estiagem.

Em períodos nos quais a água está em nível ideal a captação é feita nas margens. Contudo, após o nível de água cair três metros em relação ao mesmo período do ano passado, a captação precisou a ser feita no meio do rio, com o uso da plataforma.

De acordo com a Samar, a medida foi adotada para garantir que a captação hídrica no Rio Tietê continue sendo feita. Mas há risco de que a população abastecida pela estação de captação do rio enfrente falta d’água.

“À medida em que a gente vem distanciando a balsa de captação móvel, que é uma medida contingencial, pode chegar o momento em que não conseguiremos mais força de recalque da água para captar os 800 mil litros por hora que a gente precisa”, explica o diretor técnico da Samar Eduardo Caldeira.

Em Araçatuba, 40% da população é abastecida pela água do Rio Tietê, 50% do Ribeirão Baguaçu e 10% dos poços.

De acordo com o diretor técnico, a equipe está se mobilizando para colocar a bolsa móvel, que estava a 50 metros da margem, a uma nova distância de 100 metros. Entretanto, há um limite, que ultrapassa um pouco os 100 metros.

“A gente pede, por favor, para toda a população usar a água racionalmente. A gente vem fazendo campanhas importantes, mas o que a gente tem percebido é que o consumo tem aumentado, e não reduzido”, destaca Eduardo. (*) Por G1 Rio Preto e Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.