‘As Aparecidas’, frente e verso, é tema de exposição no Museu do Sol
Cidade
Caxeta desenvolve solitariamente a pintura, especialmente em grandes formatos
Da Redação 15/08/2023O artista José Mauricio de Almeida, o famoso Caxeta, expõe suas obras no Museu do Sol, em Penápolis, a partir desta quinta-feira (17), às 20h, com a presença do pianista penapolense Filipe Craveiro.
O projeto com o tema “As Aparecidas, frente e verso”, apresenta obras dele, um artista gráfico que desenvolve solitariamente a pintura, especialmente em grandes formatos e tem o colorido exuberante como marca pessoal.
Conforme já abordado em exposições, o artista retrata figuras humanas em movimento usando equipamentos esportivos sempre inseridas em espaço imaginário. Essa é a temática de seu trabalho, sempre dialogando com a linguagem gráfica, geralmente aplicada em campanhas publicitárias, atividade que faz parte da vida de Caxeta.
A exposição reflete noções de outras já apresentadas ao longo dos últimos anos e usa a técnica acrílica sobre tela em que personagens, impressos em páginas compostas por grafismos coloridos, criam suas histórias.
Para o diretor do Museu do Sol, Beto Fernandes, Caxeta é um artista importante na comunidade penapolense, de renome e conhecido pelos seus personagens, que falam do cotidiano exibindo as formas físicas dos pedestres e atletas.
“Acompanhamos o seu exímio trabalho de colorista, que superpõe e justapõe ao fundo de suas obras camadas de tintas que produzem tonalidades surpreendentes. Inclusive já tivemos opiniões relevantes de que suas pinceladas fazem lembrar o artista impressionista Francês Seurat, na construção de novas nuances de cores”, disse, ao reiterar sua importância no meio cultural penapolense.
A exposição ficará aberta ao público até 29 de setembro, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, totalmente gratuito e aberto para toda comunidade, podendo as unidades escolares, bem como outras instituições, agendarem visitas em grupos pelo telefone (18) 3652-0590.
O Museu do Sol está localizado na avenida Rui Barbosa, 798, Centro. (*) Com informações da A/I do Museu do Sol
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.