Assistência social formula ações durante a pandemia da Covid-19

Cidade

Plano atenderá pessoas em situação de rua, crianças, família, idosos e apoio a entidades

A secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania formulou ações de apoio às pessoas em vulnerabilidade social durante o período de pandemia pelo coronavírus. O plano atenderá as pessoas em situação de rua, crianças, família e idosos já atendidos na rede socioassistencial e apoio a entidades assistenciais do município durante três meses.

As ações foram definidas no Comitê de Crise na Política de Assistência Social que atua em conjunto ao Gabinete de Gerenciamento de Crise – Covid-19. Segundo a secretária de Assistência Social, Suely Valdstein de Queiroz, para a efetivação das ações serão aplicados recursos do Governo Federal repassados exclusivamente para o combate ao coronavírus.

“Formulamos as ações após verificarmos quais as áreas assistenciais que apresentavam maior agravamento e dificuldades neste período de pandemia. Definimos que as medidas serão voltadas às pessoas em situação de rua e às famílias já atendidas em nossas unidades”, explicou.

Uma das medidas será o abrigamento de pessoas em situação de rua em hotéis da cidade. “Estamos finalizando a contratação de dois hotéis da cidade para acomodação em quartos individuais com banheiro e pensão completa, ou seja, com café, almoço, café da tarde e jantar”, destacou.

“Serão ao todo 20 quartos disponíveis, tanto para pessoas sozinhas, quanto para possíveis famílias que necessitem de abrigo. Desta forma conseguiremos fornecer abrigo de forma segura e digna, com liberdade de ir e vir e com a higiene necessária para evitar a contaminação por Covid”, afirmou.


KITS

A assistência social ainda fornecerá kits de merenda e higiene para as pessoas atendidas na rede socioassistencial do município. Serão disponibilizados um “kit merenda” composto de pão de forma, frutas, biscoitos, gelatina, entre outros e um “kit higiene”, com itens como sabão em pedra, água sanitária, sabonete, shampoo, pasta de dente. Mais detalhes sobre a distribuição serão divulgados posteriormente.

Os kits serão destinados exclusivamente a crianças e adolescentes de seis a 15 anos que fazem parte do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, nas entidades conveniadas do município, como o SOS (Serviço de Obras Sociais) e Vila da Infância. O benefício ainda será estendido a cerca de 30 idosos também atendidos pelo Cras e que residem no Núcleo dos Idosos.

Em apoio a entidades socioassistenciais do município, a secretaria também fornecerá a proteína (ovos, carnes, peixes, frango) para o Lar Vicentino e para a Residência Inclusiva da Apae de Penápolis.

“Já levantamos as necessidades nutricionais de cada entidade e faremos o fornecimento das proteínas por um período de três meses. Além de auxiliar na alimentação dos atendidos, a medida também busca aliviar os gastos das entidades neste período de crise financeira”, esclareceu a secretária. (*) Com informações da Secom – PMP



AGÊNCIA LATINA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.