BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Atendimentos a pacientes com síndromes respiratórias aumentam mais de 400% no PS de Birigui

Saúde

Segundo a secretaria, casos saltaram de 104 para 586 no pronto-socorro

Pronto-socorro de Birigui lotado de pacientes com sintomas respiratórios

Pronto-socorro de Birigui lotado de pacientes com sintomas respiratórios. Foto: Reprodução/TV Tem

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Pacientes com síndromes respiratórias estão lotando o pronto-socorro municipal de Birigui (SP). Com a grande procura, a espera para conseguir uma consulta e um exame de Covid-19 pode chegar a cinco horas, conforme relatos de pacientes. Em uma semana, os atendimentos saltaram de 104 para 586, aumento de aproximadamente 460%, segundo a Secretaria de Saúde.

A situação fez com que a cidade se organizasse para conseguir receber todos os pacientes. Com tendas instaladas, 24 profissionais da saúde foram contratados para trabalharem no PS. “Elas [tendas] foram colocadas para proteger as pessoas do sol e ajudar na triagem. Tentamos aperfeiçoar o que já foi definido e estamos estudando o aluguel de dois contêineres, justamente para a triagem ser mais eficiente”, explicou o diretor da Unidade Básica e Especialidades de Birigui, Erickson Camilo Conceição.

O aluguel dos contêineres será feito em uma parceria público-privada. A expectativa é que os dois sejam instalados e comecem a funcionar a partir da semana que vem. Além do pronto-socorro municipal, a Unidade Básica de Saúde (UBS) atende moradores com sintomas gripais, mas somente com agendamento prévio através do número 0800 570 7770. O horário de atendimento é das 13h às 16h.

Na última segunda-feira (10), Birigui confirmou o primeiro caso positivo da variante ômicron do coronavírus. A paciente é uma mulher, de 54 anos, que não viajou para o exterior e não teve contato com ninguém que chegou de outro país. (*) Por g1 Rio Preto e Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.