JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Atividades do ‘Setembro Amarelo’ são realizadas pela Funepe

Educação

Palestras virtuais serão realizadas hoje (25) e na próxima segunda-feira (28)

Luciene coordena a pesquisa “Convivência na escola: virtudes, bullying e violência”

Luciene coordena a pesquisa “Convivência na escola: virtudes, bullying e violência”. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

A Lapp (Liga Acadêmica de Psiquiatria de Penápolis) em parceria com o CCBS e as coordenadorias de pesquisa e extensão da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) promovem desde o último dia 4 eventos relacionados ao ‘Setembro Amarelo’, destacando a prevenção ao suicídio.

Com o tema “Prevenir é recuperar vidas”, o encontro, que é virtual, terá atividades hoje (25), contando com as presenças de profissionais da área de saúde mental, que desenvolverão discussões pertinentes e enriquecedoras sobre o assunto. As palestras têm como objetivo a elaboração de ações conjuntas entre os alunos ligantes da Lapp e os demais estudantes de medicina da fundação, bem como a participação da comunidade penapolense.

Durante todo o mês, são oferecidas informações relacionadas à identificação de fatores de risco, cuidado, tratamento e manutenção da saúde mental de crianças, jovens, adultos e idosos de diferentes setores socioeconômicos, com a principal finalidade de conscientização e prevenção de eventos suicidas.


NÚMEROS

O suicídio é um grave problema de saúde pública em diversos países, incluindo o Brasil. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 800 mil pessoas morrem por essa modalidade todos os anos no mundo, sendo a segunda principal causa entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Já no Brasil, a taxa é de 5.8 em cada 100 mil habitantes, sendo a população idosa a mais atingida. Assim, desde 2015, setembro foi definido como o mês de combate ao suicídio pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), junto ao CFM (Conselho Federal de Medicina).

PALESTRANTE

O tema desta noite será “Uso de Álcool e Drogas no Risco Suicida” e terá como palestrante João Mario Cataroço, graduado em psicologia pela FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba), com especialização em gestão de RH e psicologia organizacional (FAC-Metodista), especialização em dependência química (Indep-Marília), especializando em saúde pública (Unileya, Brasília) e mestrando em administração de serviços da saúde pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires, Argentina.

Sua experiência profissional é definida como coordenador-técnico e psicólogo da Comunidade Terapêutica Maria de Nazaré, monitor de temas transversais do Instituto Pró Criança e presidente do conselho municipal de políticas sobre álcool e outras drogas, todas situadas em Birigui.

Também atuou como psicólogo Caps AD em Araçatuba, entre 2010 e 2012 e no Hospital Psiquiátrico Benedita Fernandes, no departamento de álcool e outras drogas e compulsórios entre 2012 e 2015. A palestra será das 19h às 22h, e para participar do evento gratuito e com emissão de certificados, basta inscrever neste link: https://www.even3.com.br/prevenirerecuperarvidas/.


CONDUTA SUICIDA

Ainda neste mês, os cursos de psicologia e pedagogia também promovem diversas atividades relacionadas ao ‘Setembro Amarelo’. Na próxima semana, será realizada a palestra “Conduta Suicida: uma problematização necessária”. O evento, organizado pela Fafipe/Funepe e pela Diretoria de Ensino de Penápolis, objetiva problematizar questões pertinentes à conduta suicida.

A atividade será ministrada pela Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta (FCLAR/Unesp) e visa colaborar com os eventos associados ao mês em questão. A palestra ocorre por meio de reunião virtual e é gratuito com certificação. O evento acontecerá na próxima segunda-feira (28), a partir das 19h30. As inscrições são gratuitas pelo link www.even3.com.br/csupn2020/.


PALESTRANTE

A palestrante é coordenadora do grupo que desenvolve a linha de pesquisa “Convivência na escola: virtudes, bullying e violência”. Doutorada em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorada Sanduiche pela Universidade de Genebra (2004).

É pós-doutorada pela Universidade do Minho de Portugal (2013), professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras e do programa de pós-graduação em Educação Escolar da Unesp – campus de Araraquara.

Luciene é pesquisadora e líder do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da Unicamp/Unesp, membro brasileira da FAI (Fundacion America por La Infancia), sediada no Chile. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em desenvolvimento social e da personalidade, atuando, principalmente, na moralidade, ética, desenvolvimento afetivo, convivência escolar e bullying. A palestrante é ainda autora de livros de literatura infantil e científica na área da educação e psicologia moral. (*) Com informações da Funepe



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.