Ato marca o centenário da EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira
Cidade
Cerimonial registrou a guarda de documentos na cápsula do tempo
Carlos Netto 22/09/2019A EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira, em Penápolis vivencia no mês de setembro um dos momentos mais importantes e marcantes da sua história.
Ela se tornou centenária no último dia 16, e para comemorar a data promove diversas atividades envolvendo a comunidade escolar, alunos e seus familiares, amigos da escola, ex-professores e diretores, ex-alunos, entre outros convidados que ao longo dos anos passaram pela unidade, dando suas contribuições para que ela se tornasse referência em vários aspectos.
Ao comemorar essa data histórica de 100 anos de instalação, registrada em 16 de setembro de 1919, a última semana foi intensa com a realização de várias atividades, envolvendo alunos e funcionários da escola.
A Mostra Cultural na sexta-feira (20) foi uma delas, com a unidade recebendo visitas durante todo o dia.
Segundo informou a diretora Fernanda Greco, a exposição apresentou diferentes trabalhos voltados ao centenário, que foram confeccionados pelos alunos ao longo das semanas.
Eles fizeram parte das atividades curriculares, mas foram direcionadas especificamente para as comemorações do centenário.
No dia de 16, segunda-feira, para marcar a data oficial dos 100 anos, alunos e funcionários se reuniram ao redor da escola e realizaram um abraço simbólico no prédio, ação que acontece em todos aniversários da escola, mas que neste ano foi bem especial, em se tratando do centenário.
Uma cerimônia, com as presenças de autoridades municipais, estaduais, bem como representantes de toda comunidade escolar, marcou oficialmente o Centenário da EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira em Penápolis neste sábado (21).
O evento contou com as presenças de autoridades e também de ex-alunos, que foram convidados.
Durante o ato ocorreram as apresentações do Coral formado por 57 alunos, e da fanfarra da escola. O Coral cantou os hinos Nacional e da escola, abrilhantado assim esse momento tão especial para os presentes.
Outras apresentações e falas das autoridades também marcaram os 100 anos da escola.
Um dos momentos mais esperado por todos durante o cerimonial foi quando a cápsula do tempo foi “enterrada”, e muitos imaginavam como seria sua abertura daqui a 50 anos. Ela será aberta no ano de 2069.
A diretora Fernanda Greco falou ao INTERIOR sobre esse momento tão especial, quando documentos e objetos, especialmente aqueles que envolvem a unidade escolar, foram depositado na urna.
Segundo ela, a importância desse ato, de confeccionar uma cápsula do tempo, se enquadra na proposta de preservação histórica da sociedade em determinada época.
“Registrar imagens, cartas, documentos e objetos é um ato de preservação e resgate histórico social”, declarou.
Fernanda disse que durante o período foi proposto aos alunos da unidade escolar, através de seus professores e com apoio da Diretoria de Ensino da Região de Penápolis, um trabalho direcionado para o Centenário, com produções textuais desses alunos com a temática: *Como você sente a escola hoje? Como será daqui há 50 anos?
O resultado, segundo a equipe gestora da escola, foi muito produtivo e positivo, e parte desse trabalho estará na cápsula do tempo.
“Colocamos nesta cápsula os jornais com publicações referentes ao centenário, fotos de todas as turmas de alunos e seus professores, fotos de funcionários, equipes pedagógica e gestora, convites dos eventos referentes aos dias 20 e 21 de setembro de 2019 e o cerimonial ocorrido nesta data, 21 de setembro”, disse a diretora, destacando a inclusão de Pen drive contendo arquivos diversos.
Na sua avaliação, a comunidade escolar imagina que esse material será observado como uma visão futurista e extremamente positiva, onde poderá se comparar as possíveis evoluções em que a humanidade vivenciou.
“A geração daqui 50 anos poderá ter uma visão dos ideais em que a nossa geração se inspirava”, relatou.
Também explicou que o objeto selecionado para caracterizar a atual geração foi o Pen Drive, contendo fotos, arquivos, imagens, documentos orientadores, vídeos de projetos e atividades pedagógicas, e sociais desenvolvidos na escola com nossos alunos.
DESTAQUE
A EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira, por conta da sua estrutura – com características preservadas-, teve seu prédio tombado pelo Governo do Estado de São Paulo no ano de 2002.
Reformado em 2014, a unidade vem se destacando em diferentes temas, sendo um deles o alto nível nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP).
A escola foi pioneira, em Penápolis, no ensino de educação especial, conquistando na época o carinho da comunidade por tão importante processo de acolhimento.
Ela se destacou com o projeto “Horta da Escola”, iniciado em 2017, e que atende 240 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Nesse trabalho, esses alunos aprendem conceitos de educação ambiental e alimentação saudável, pois todos os alimentos são aproveitados na merenda escolar.
No espaço são trabalhados temas como preparo do solo, fertilização com produtos naturais e orgânicos, técnicas de plantio e colheita, entre outros.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.