FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Audiência promovida pela Câmara cobra Executivo para projeto

Política

Encontro contou com a participação de autoridades, protetores e população no geral

Câmara teve nova discussão sobre a causa animal, com audiência pública

Câmara teve nova discussão sobre a causa animal, com audiência pública. Foto: Imprensa/Câmara

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O encaminhamento de projeto de lei municipal pelo Executivo, com atendimento à causa animal. Este foi um dos principais pedidos defendidos terça-feira (22), na audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Penápolis sobre o setor.

O encontro, requerido pela presidente do Legislativo, Letícia Sader (MDB), contou com a participação de autoridades, protetores de animais e população no geral. No início de agosto, a Câmara Municipal entregou à administração anteprojeto de lei pesquisado em Votuporanga para sua criação local.

Na audiência pública, o vereador Altair Reis (Cidadania) relatou a importância da instituição da legislação defendida. “O projeto já tem a criação do conselho e do fundo municipal para a causa animal, além de várias outras disposições que fortalecerão os cuidados com os animais”.

O vereador Ivan Sammarco (MDB) também enalteceu a necessidade de lei municipal para a causa animal, o que foi reforçado em discursos pela vereadora Dona Vilma (Republicanos) e Nelson Kbção (Cidadania).

A presidente da Câmara Municipal defendeu a castração como essencial para melhor controle de cães e gatos. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr.  Rodolfo (PSD), disse que o prefeito Caíque Rossi (PSD) determinou contratações para castrações, inclusive de forma terceirizada, além do atendimento pelo Centro de Zoonoses.

O vereador Isanoel Ditinho (Podemos) pediu cuidados para os animais de grande porte. O vereador Paulinho do Esporte (DEM) disse que tem atuado em busca de forma de viabilização de programa para substituição das carroças de tração animal. O vereador Professor Bruno (PSD) defendeu a realização de censo animal.

A vereadora Professora Jandinéia (PT) considerou que causa animal é saúde pública. Entre outras propostas elencadas na audiência pública estão reserva de cota de castração à Apap; efetivação de utilização de R$ 60 mil dispostos na LDO de 2022 para estruturação física do centro de castração; construção de um local para acolhimento de animais e criação de playground animal (espaço para interação animal e tutor).



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.