Audiência pública do Orçamento estadual em Araçatuba será na segunda-feira
Região
A reunião terá como presidente o deputado Enio Tatto (PT)
Da Redação 22/08/2021
Encontro será na Câmara Municipal e população pode participar presencialmente ou virtualmente. Foto: Angelo Cardoso/AI
A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) realiza, nesta segunda-feira (23), a partir das 10h, a sexta audiência pública do Orçamento estadual para 2022. Dessa vez, o encontro será na Câmara Municipal de Araçatuba. A reunião terá como presidente o deputado Enio Tatto (PT).
Para participar, o público tem diversas opções. A primeira é enviar sugestões pelo WhatsApp, no número (11) 9 3404 9001, ou pelo site da Alesp. A segunda é se inscrever antecipadamente, através de um formulário, para participar através da plataforma Zoom.
A terceira é comparecer pessoalmente no local onde será realizada a audiência da sua região. E a quarta é acompanhar pela TV, YouTube e redes sociais da Rede Alesp, onde serão transmitidas as reuniões. Todas as informações relacionadas ao calendário, sugestões, inscrições e localidades podem ser encontradas na aba "Audiências Públicas do Orçamento" , no site da Alesp.
"Neste ano, disponibilizamos diversos canais para participação da população nas audiências públicas do Orçamento. É uma necessidade em razão da pandemia da covid-19. Os deputados e deputadas vão percorrer todas as regiões do Estado para ouvir a população e suas demandas, e fazer um orçamento melhor para o ano que vem, contemplando todas as necessidades", disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari.
IMPORTÂNCIA
O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento do Parlamento, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), afirmou que a Região Administrativa de Araçatuba é muito importante para o Estado.
"É formado por mais de 40 municípios e tem uma economia muito forte na agricultura, na produção de gado de corte, mas também no setor de serviços, que tem se destacado bastante por diversas unidades de formação profissional. Além de se destacar também nos últimos anos pelo desenvolvimento do setor tecnológico, mas nós sabemos que ali tem as suas carências em setores como saúde, infraestrutura, por exemplo", declarou.
CIDADE
Localizado no interior paulista, o município de Araçatuba surgiu de um acampamento montado em 1908 para a construção da estrada de ferro NOB (Noroeste do Brasil). A partir daí, famílias de agricultores se instalaram no território por conta da boa qualidade das terras da região. Atualmente, o município tem uma população estimada de 200 mil pessoas.
Conhecida como a "Capital do Boi Gordo", devido ao importante centro produtivo de gado de corte, Araçatuba tem um PIB per capita de R$ 35, 5 mil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica). O setor de serviços também é forte na região, além dos segmentos sucroalcooleiro, alimentício, moveleiro e de confecções. Cerca de 25 mil empresas alimentam a economia da cidade.
No turismo, o município chama atenção por promover atividades esportivas no rio Tietê que, ao contrário de grande parte de sua extensão, tem água limpa na região. Inclusive, essas águas abastecem mais de 30 bairros da cidade. (*) Com Informações assessoria de imprensa da Alesp
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.