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Audiência pública sobre educação inclusiva aprova propostas

Política

Encontro, requerido pelas vereadoras Letícia Sader (MDB) e Professora Jandineia (PT)

Vereadora Professora Jandineia (na tribuna), durante a audiência sobre educação inclusiva

Vereadora Professora Jandineia (na tribuna), durante a audiência sobre educação inclusiva. Foto: Imagem/Câmara

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Vinte e uma propostas foram aprovadas em audiência pública promovida quarta-feira, dia 3, pela Câmara Municipal de Penápolis sobre educação inclusiva na rede pública municipal na cidade. O encontro, requerido pelas vereadoras Letícia Sader (MDB) e Professora Jandineia (PT), foi presidido pelo vereador Júlio Caetano (PSD).

Entre os participantes estavam a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, a coordenadora do Núcleo Disciplinar, Marisa Dias Teixeira, a vice-presidente da Associação de Pais e Amigos e Autistas de Promissão, Mayara Santos, a responsável pela AEE ( Atendimento Educacional Especializado) nas escolas estaduais, Yolanda Rodrigues Pereira e a advogada especialista nos direitos da pessoa com deficiência, Vanessa Aguiar.

As propostas aprovadas são:

disponibilização de serviço de apoio nas escolas, conforme a Lei de Diretrizes de Bases (LDB)

disponibilização de auxiliares para acompanhamento das crianças com deficiências nas escolas públicas municipais e estaduais;

instituição de programa de isenção de IPTU para famílias com filhos  com TEA (Transtorno de Espectro Autista e outras deficiências)

cumprimento  das leis de garantia  dos direitos das pessoas com deficiência no município

conscientização da população sobre as leis referentes ao autismo

geração de oportunidades pelas autoridades para que os autistas sejam ouvidos, sejam eles, professores, crianças e ou jovens

contratação de professoras especializados para suporte às escolas

mobilização da sociedade para eliminação de barreiras para a inclusão da pessoa com deficiência nas escolas

articulação  entre os setores da educação e saúde para maior rapidez no diagnóstico para encaminhamentos das pessoas com deficiências às salas de aula

cumprimento da lei municipal nº 2505/2021, de instituição da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno  do Espectro Autista

estudos para implantação de núcleo disciplinar na rede municipal de ensino, nos moldes do governo estadual; substituição do sinal de troca de aulas por músicas

investimento para mais inspetores de alunos nas escolas municipais

contratação de mais estagiários para apoio nas salas de aula e aumento da remuneração da categoria

criação da função de cuidadores para auxílio no atendimento  aos alunos com deficiência na rede municipal de ensino

contratação de professor mediador em todas as unidades escolares municipais

fornecimento de adaptação razoável e comunicação assistiva para os autistas

oferecimento de ecoterapia, método terapêutico  e educação à pessoa com deficiência no município

orientação pela secretaria municipal de Educação aos pais para procura de ajuda nos casos de filhos com deficiência

mutirão entre a Educação e a Saúde para que a  pessoa com deficiência  seja laudada o quanto antes para cuidados

criação de política de educação especial no município e

investimento em captação dos professores da rede municipal de ensino para educação especial.

(*) Por Imprensa/Câmara



JOVEM PAN PENÁPOLIS

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