JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Aulas presenciais na rede municipal voltarão só em 2021, garante prefeito

Educação

Anúncio foi feito durante live apresentada na tarde de ontem (2), nas redes sociais

Na rede municipal de ensino, aulas presenciais retornarão apenas o ano que vem

Na rede municipal de ensino, aulas presenciais retornarão apenas o ano que vem. Foto: Arquivo/JI

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

As aulas presenciais na rede municipal de ensino em Penápolis retornarão apenas em 2021. A medida foi anunciada pelo prefeito Célio de Oliveira (sem partido), durante live apresentada na tarde de ontem (2) nas redes sociais. A decisão atingirá a educação infantil e ensino fundamental. “Diante do cenário que estamos enfrentando no combate a Covid-19, o novo coronavírus, nossa administração tomou essa medida pensando na saúde de todos”, destacou.

Oliveira lembrou que, antes de tomar a medida, a Prefeitura realizou uma consulta com os pais de alunos matriculados para saber se são favoráveis ao retorno das aulas presenciais. Na época, responderam ao questionamento 2.215 pessoas. Dos consultados, 1.663 (75,08%) são contrários ao retorno e 552 (24,92) apoiam a volta ainda neste semestre.

Em agosto, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM) confirmou que as prefeituras teriam autonomia para decidir se vão ou não acompanhar o cronograma previsto pelo Estado para o retorno presencial às aulas nas redes pública e privada.


ESTADO

A previsão é que as escolas possam reabrir parcialmente para aulas de recuperação a partir do dia 8. A Secretaria de Estado da Educação autorizou a abertura gradual das escolas nas cidades que estão na Fase Amarela do Plano São Paulo em duas datas distintas.

A partir da próxima terça-feira (8), a retomada atenderá apenas alunos com mais dificuldade de aprendizado em atividades de reforço. A retomada efetiva, mas ainda gradual e restrita do calendário letivo, é prevista para 7 de outubro. O titular da pasta, Rossieli Soares, destacou que os prefeitos podem criar calendários próprios e planos mais restritivos, com base nos dados epidemiológicos regionais.
Se uma eventual decisão municipal diferir do calendário proposto pelo Estado, a medida local valerá para todas as escolas públicas e privadas daquela cidade. Para retomar atividades presenciais, as escolas deverão estar em regiões que estão há 28 dias na Fase Amarela. As unidades podem receber alunos para aulas de reforço, recuperação e atividades opcionais.

Nesta primeira etapa, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, o limite máximo é de até 35% dos alunos em atividades presenciais. Para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, o limite máximo é de 20%. O retorno oficial das aulas é previsto para 7 de outubro, o que só ocorrerá se 80% das regiões estiverem por 28 dias seguidos na amarela. A retomada será gradual e, na primeira etapa, vai atingir até 35% dos alunos.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.