JOVEM PAN PENÁPOLIS

Aulas presenciais retornam nesta segunda-feira; novidade é volta na rede estadual

Educação

Cada unidade escolar adotou protocolos de segurança para a retomada

Colégio Anglo retorna atividades recebendo seus alunos em novo prédio

Colégio Anglo retorna atividades recebendo seus alunos em novo prédio. Foto: Gilson Ramos

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Retornam com protocolos de biossegurança nesta segunda-feira (2), as aulas presenciais, agora liberadas para todas as redes, particular, municipal e, a novidade, também na rede estadual. O decreto municipal 6.903, de 30 de julho de 2021, traz os critérios definidos para as atividades educacionais nas escolas de Penápolis.

Até então, apenas a rede estadual estava com o retorno presencial suspenso, mas liberado a partir desse segundo semestre. O documento aumenta a capacidade de alunos, permitindo agora 50% do total de matriculados nas redes municipal e estadual e de 100% na de ensino particular.

Ainda que assegurado o retorno, o mesmo não será obrigatório, devendo as escolas manterem o sistema híbrido, para atendimento aos alunos cujos pais ainda não concordaram com a volta presencial, ainda que com protocolos de segurança contra a Covid-19, o novo coronavírus.

No âmbito da Diretoria Regional de Ensino de Penápolis, que abrange 8 municípios, apenas nas cidades de Alto Alegre e Barbosa o retorno presencial nas escolas estaduais continuam suspensos. Em Penápolis, a retomada acontecerá nas 10 unidades educacionais do Estado, com ensinos fundamental e médio.


PROTOCOLOS

Para liberar a retomada crescente dos alunos, o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 no Município de Penápolis segue o disposto no decreto estadual 65.384, de 17 de dezembro de 2020 e o 65.849, de 6 de julho de 2021, que dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais no contexto da pandemia.

Assim, as aulas presenciais na rede particular e privada podem ser retomadas com até 100% dos alunos matriculados. Já na municipal, podem ser retomadas com a presença de até 50% dos alunos matriculados, ficando a critério dos pais ou responsáveis o encaminhamento dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, sem prejuízos aos alunos em caso de opção dos pais ou responsáveis pela continuidade na modalidade remota.

O mesmo decreto municipal autoriza as aulas presenciais na rede pública estadual com a presença de até 50% dos alunos matriculados. Em instituições de ensino superior, as aulas e demais atividades presenciais deverão observar a mesma limitação de ocupação de espaços de acesso ao público aplicável ao setor de serviços, conforme o decreto 65.635, de 16 de abril de 2021.

Na rede particular, a novidade é o retorno dos alunos do Colégio Afonso Penna (Anglo) em novo espaço. Agora, o colégio está em prédio construído e que se inaugura com a retomada presencial em 100% na rua Augusto Pereira de Moraes, 1.907. Por mais de 30 anos, o Anglo esteve funcionando nas dependências a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis).



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.