Autoescolas são avaliadas por alunos em sistema do Detran
Cidade
Ivan Ambrósio 24/07/2019Alunos que fizeram curso teórico ou prático de direção veicular ou reciclagem de condutor nos CFCs (Centro de Formação de Condutores) podem avaliar os serviços prestados por estas empresas. O sistema, implantado há dois meses pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), já foi abastecido, neste período, por 15 mil alunos.
Segundo o órgão, em Penápolis já foram feitas, até o momento, sete avaliações em três autoescolas, com a nota média de 4,31. O objetivo da ferramenta é proporcionar aos cidadãos condições para escolher a autoescola que melhor atender as exigências. Além disso, pode aumentar a qualidade dos serviços mediante a concorrência com outras empresas.
CRITÉRIOS
O candidato só pode avaliar uma única vez o CFC, a cada curso realizado. Ele recebe do Detran um convite para avaliar a autoescola, que pode ser acessado com login e senha do aluno na área de mensagens do site do órgão (www.detran.sp.gov.br). O serviço é gratuito.
O convite é enviado após a emissão do certificado de conclusão do curso. A avaliação pode ser feita em até 12 meses após a emissão do documento. Além de dar nota à autoescola, o aluno pode encontrar no portal todas as informações sobre o centro de formação, quantidade de veículos para as aulas práticas de direção, salas de ensino, nome de diretores e instrutores de ensino.
Para pesquisar estas informações, o cidadão acessa o site do Detran e clica na área “Parceiros”, localizada no final da página principal e, em seguida, em “Pesquisa de CFCs credenciados”, podendo digitar o nome da autoescola ou pesquisar por estabelecimentos nas cidades.
A ferramenta permite consultar ainda as notas dadas aos serviços prestados pelos CFCs. Sete quesitos são avaliados pelos alunos: agenda, ensino, instalações, localização, transparência, atendimento e preço.
“O sistema de avaliação do Detran de São Paulo é semelhante àqueles usados para avaliação de hotéis, restaurantes e transporte. Você dá nota para cada quesito e, depois, o cidadão pode consultar as avaliações e decidir qual autoescola contratar”, afirmou Jânio Loiola de Oliveira, diretor de atendimento ao cidadão do Detran.
ITENS
O item mais bem avaliado pelos alunos foi ensino, com nota 4,6. Nesse quesito, os alunos consideram a qualidade das aulas, dos professores e do aprendizado. Transparência, atendimento e localização têm a mesma avaliação, 4,5, seguido por agenda (4,4), instalações (4,3) e preço (4,2).
O serviço, inédito entre todos os Detrans do Brasil, não tem caráter fiscalizatório ou de sanção. “O objetivo é gerar informação para o cidadão fazer a melhor escolha por um CFC e aprimorar os dados para melhor concorrência”, disse Oliveira.
O departamento tem 3,4 mil autoescolas credenciadas. Em 2018, foram emitidas 608.215 novas habilitações no Estado, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Ao todo, São Paulo tem cerca de 24 milhões de habilitações registradas.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.