Avanhandava contratará seguranças e PM reforça patrulhamento na área das escolas
Educação
Escolas particulares contrataram seguranças e adotaram medidas para restringir acesso
Ivan Ambrósio 13/04/2023Diante dos recentes ataques ocorridos em escolas no Brasil, prefeituras da microrregião têm promovido ações para reforçar a segurança nas unidades. A Polícia Militar também reforçou o patrulhamento e há uma previsão que, nos próximos dias, aconteça uma reunião com diretores e demais órgãos e segmentos para discutir como as medidas poderão ser melhoradas.
Em Avanhandava, o prefeito Ciro Veneroni (PSDB) se reuniu, na última terça-feira (11), com a secretária municipal de Educação do município e diretores das escolas e creches para explanar sobre o assunto em repercussão no cenário nacional.
“Decidimos que adotaremos medidas para garantir a maior segurança para nossas crianças, entre elas, a mais significativa, que será a contratação de um segurança para cada unidade”, escreveu em suas redes sociais.
Ainda essa semana, os chefes dos Executivos de Alto Alegre, Carlos Sussumi Ivama (MDB), de Glicério, Ildo de Souza, o Ildo Gaúcho (PSDB), e de Luiziânia, Rogélio Cervigne Barreto (União Brasil), se encontraram com o capitão da PM de Penápolis, Fernando da Cunha Bachiega.
Na oportunidade, ele informou o reforço no patrulhamento nas escolas da microrregião, sobretudo, nos horários de entrada e saída dos estudantes. “Embora o momento inspire muita atenção de todos, é de suma importância que a população mantenha a calma e não espalhe notícias de fontes não confiáveis ou duvidosas para não gerar pânico”, frisou Ivama.
Ele ainda acrescentou que, no âmbito de Alto Alegre, outras medidas também estão sendo tomadas por professores, diretores e demais funcionários. “Definimos um protocolo de segurança a ser seguido pelos servidores, além de uma proposta de aumento do número de inspetores no quadro de pessoal. Na próxima segunda (17), enviaremos um projeto de lei para a Câmara, visando ampliar de três para seis o número de vagas”, destacou.
PENÁPOLIS
Em Penápolis, a segurança está sendo reforçada, pelo menos nas instituições particulares. Segundo o que foi apurado, algumas unidades estabeleceram novos protocolos para restringir o acesso de pessoas nas unidades e, desta forma, proteger estudantes, professores e funcionários de casos de violência.
Entre as mudanças, está a manutenção dos portões trancados para evitar a entrada de suspeitos. Outra medida é a contratação de seguranças particulares, que ficam na frente das escolas acompanhando toda a movimentação.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber quais medidas serão adotadas para reforçar a segurança das unidades, mas, até o fechamento desta edição, não houve retorno. Vale frisar que a recomendação dos órgãos de segurança é de que, ao receber qualquer conteúdo relacionado, que seja direcionada a informação apenas para a direção da escola, Conselho Tutelar e polícias Civil e Militar.
AUDIÊNCIA
No começo da semana, a Câmara aprovou requerimento formalizado pelo vereador Júlio Caetano (PSD), para a realização de uma audiência pública para discussão e apresentação de propostas em prol da segurança nas escolas. O parlamentar discursou em defesa de uma grande mobilização com envolvimento da sociedade pela viabilização de avanços.
A audiência deverá ter agendamento para breve. Ele também requereu estudos à administração municipal e à Diretoria Regional de Ensino para a possibilidade de implantação de equipamentos de detectores de metal em todas as unidades e planeja a apresentação de projeto com instituição de programas anuais de orientação de segurança para professores e funcionários das mesmas.
Paulinho do Esporte (União Brasil) defendeu a ampliação do programa Atividade Delegada - convênio entre municípios e a Secretaria de Segurança Pública, que permite aos PMs desempenharem suas funções nos dias de folgas, férias e licença, sendo remunerados pela Prefeitura -, como ação rápida para aumentar a segurança nas escolas.
Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), informou que manteve contato com o comando da Polícia Militar e que as rondas serão intensificadas. O pessedista falou da possibilidade de remanejamento provisório de vigias da administração municipal para unidades de ensino e que o Executivo tem feito investimentos em câmeras de segurança para o setor.
Letícia Sader (MDB) disse que os atos de violência de grande repercussão há poucos dias mostrou a fragilidade no ambiente de aprendizagem. Ela adiantou que encaminhará propostas ao Executivo para melhorar a segurança.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.