JOVEM PAN PENÁPOLIS

Avião faz pouso forçado em área rural de Penápolis

Polícia

Piloto relatou que o manche começou a tremer, e ele teria tentado voltar à pista do aeroporto mas não conseguiu

Monomotor acabou fazendo pouso forçado em uma área destinada a canavial na zona rural de Penápolis

Monomotor acabou fazendo pouso forçado em uma área destinada a canavial na zona rural de Penápolis. Foto: Carlos Netto

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Um avião monotor fez um pouso forçado na manhã desta segunda-feira (25), por volta das 9h40, na zona rural de Penápolis. Informações colhidas no local davam conta de que o piloto teria saído do Aeroporto Ramalho Franco e seguiria para o munícipio de Lins, onde faria o abastecimento, para seguir viagem. O destino não foi apurado.

Segundo o piloto, em conversa com os policiais que atenderam a ocorrência, o manche começou a tremer, e ele teria tentado voltar à pista do aeroporto localizada cerca de 800 metros do local do acidente, mas não conseguiu.

O piloto da aeronave, José Geraldo Rozembra 61 anos, residente em Várzea Grande Paulista, na grande São Paulo, estava sozinho no avião no momento do incidente. Ele foi socorrido pela unidade do Corpo de Bombeiros e levado ao Pronto Socorro Municipal com ferimentos leves.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o monomotor matrícula PT-NUY, ano de fabricação 1980, com capacidade para três passageiros, após decolagem fez o pouso forçado minutos depois em uma área de canavial, no bairro rural do Urutágua.

Ainda não se sabe o que teria provocado o pouso. Um morador do sítio relatou à polícia que escutou um barulho estranho no motor da aeronave, como se estivesse falhando. Essa testemunha relatou, ainda, que viu quando a manobra do piloto, de tentar retornar ao aeroporto, e sem seguida o pouso de emergência.

Ele e esposa foram até o local da queda, e se depararam com Rozembra já fora do monomotor, com pequeno ferimento nos lábios e queixando de dor na coluna. A mulher acionou a Polícia Militar via telefone celular. Equipes do Corpo de Bombeiros também se deslocaram em apoio e socorro à vítima.

Mesmo com o impacto ao solo, não houve nenhuma explosão ou incêndio, bem como não ocorreu vazamento de combustível da aeronave.


REGULAR

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que o monomotor consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

A aeronave estava apta a voar, com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válidos.

As informações de rota da aeronave deveriam ser consultadas diretamente com o operador, pois faz parte do plano de voo da aeronave, que é encaminhado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Comando da Aeronáutica. A reportagem não conseguiu esta informação.

As investigações de acidentes e incidentes aeronáuticos são de responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), também da Aeronáutica. Equipe que investigará a causa do pouso forçado esteve ontem à tarde no local.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.