Aviões são apreendidos em Birigui em operação contra o tráfico
PolÃcia
Aeronaves estariam ligadas a um homem que foi preso com 458 quilos de cocaÃna
Ivan Ambrósio 11/10/2019Operação desencadeada pela Polícia Civil em combate ao tráfico de drogas apreendeu três aviões em Birigui. As aeronaves estariam ligadas a um homem que foi preso em abril do ano passado em Caruari (AM), com 458 quilos de cocaína.
Ele é investigado por tráfico, associação, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Um dos aviões apreendidos ocorreu na última terça-feira (8), mas a ação só foi divulgada ontem (10). Durante cumprimento dos mandados de busca, expedidos pela Justiça, um homem foi preso em Birigui por posse ilegal de arma de fogo.
Ele pagou fiança e responderá ao processo em liberdade. A investigação é feita pela Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana. Os trabalhos iniciaram em 2017, após denúncia de movimentação suspeita de dinheiro no aeroporto estadual Augusto de Oliveira Salvação, no mesmo município onde está instalada a unidade.
VIAGENS
Na época, a polícia apurou que as aeronaves faziam viagens para o Equador, Venezuela e Colômbia. O avião apreendido com a droga em abril de 2018 estava registrado em nome de Wesley Evangelista Lopes, considerado o operador do esquema e preso preventivamente em agosto deste ano, na Bahia.
Ainda em abril do ano passado, foi apreendido um helicóptero e uma aeronave que estavam em um hangar comprado por ele no aeroporto de Americana. No último dia 23 de setembro, policiais civis apreenderam dois aviões que estavam em uma oficina na rodovia Gabriel Melhado (SP-461), em Birigui.
São dois Cessnas Aircraf, um deles prefixo PR-JVD e o outro, PR-XIK. As aeronaves ficaram depositadas em nome de um piloto de Birigui, na oficina onde estava. No mesmo dia, outro avião foi apreendido em Sorocaba.
As três aeronaves estavam registradas em nome de pessoas que tiveram pequenas alterações para obtenção dos respectivos CPFs. Outro avião foi apreendido na última terça-feira (8), em cumprimento a mandado de busca em Birigui. A aeronave é do tipo agrícola, prefixo PT-VXE e, segundo a investigação, foi adquirida por Lopes em nome de uma escola de aviação de Americana.
As buscas foram feitas na empresa onde os outros dois aviões foram apreendidos em setembro e nas casas dos responsáveis por essa oficina. No imóvel de um deles, foi apreendida uma espingarda e munições. Já no estabelecimento, os policiais encontraram um revólver calibre 38 desmuniciado e a aeronave agrícola, além de documentos, que foram apreendidos e passarão por análise.
O investigado foi preso em flagrante e pagou R$ 2 mil de fiança para responder pelo crime em liberdade. A Justiça de Birigui havia indeferido o pedido de mandado de busca e apreensão para a aeronave, o qual foi expedido posteriormente pelo Judiciário de Americana. A Dise informou que há outras aeronaves em nomes de pessoas que são investigadas, mas que a polícia ainda não sabe onde estão.
BALANÇO
Até o momento, 11 pessoas já foram presas e oito aeronaves apreendidas, além de 1,3 mil quilos de cocaína.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.