JOVEM PAN PENÁPOLIS

Baep inicia patrulhamento ostensivo

Polícia

Cursos e treinamentos dos policiais foram concluídos no início de julho

Viaturas do Baep; batalhão começou a operar em Araçatuba e região na segunda-feira (13)

Viaturas do Baep; batalhão começou a operar em Araçatuba e região na segunda-feira (13). Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O 12º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) começou a operar em Araçatuba e região na última segunda-feira (13). As viaturas saíram para patrulhamento ostensivo no final da tarde. Os cursos e treinamentos dos policiais foram concluídos no início de julho.

O aprimoramento foi conduzido por integrantes da Rota (Ronda Ostensiva Tobias Aguiar), COE (Comando de Operações Especiais) e Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

A capacitação para os novos integrantes do Baep teve como objetivo a capacitação do policial para o patrulhamento em ações especiais, enquanto força de pronta-resposta em apoio ao policiamento territorial, nas situações que exigem aporte especializado de pessoas e equipamentos.

Sob o comando do major Luiz Araújo, o Baep de Araçatuba está pronto e inaugura as atividades de combate ao crime com patrulhamento ostensivo. A instalação física do batalhão está em andamento. Por enquanto, os PMs estão baseados no quartel do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), no bairro Aviação.

O prédio que deve abrigar a unidade, na avenida Odorindo Perenha, 141, no bairro Umuarama, está passando por adequações. Conforme informou o coronel Rodrigo Arena, comandante do CPI-10, a instalação do 12º Baep é muito importante para a região, pois atuarão em toda a região administrativa para fazer frente às práticas delitivas complexas, especialmente as de maior repercussão.

O Canil da Força Tática foi incorporado ao novo batalhão. O patrulhamento tático é realizado com viaturas de grande porte, compostas cada uma com, no mínimo, quatro integrantes devidamente capacitados e treinados sob o comando de oficial, subtenente ou sargento.

As equipes estão aparelhadas com armamentos e equipamentos diferenciados, específicos para atuação em atividades críticas de polícia ostensiva, incluindo ações de controle de multidões, ações antiterrorismo, ações de policiamento com cães, ações de reintegração de posse de grande envergadura, operações especiais realizadas em conjunto ou em apoio às autoridades do Poder Judiciário ou Ministério Público, escoltas armadas de alta periculosidade, apoios às medidas de segurança por ocasião de visitas de Chefes de Estado, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais e combate a delitos perpetrados por organizações criminosas. (*) Com informações do site Regional Press



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.