BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Bancada feminina volta a crescer com 3 cadeiras na Câmara de Penápolis

Política

Letícia Sader (MDB), Professora Jandinéia (PT) e Dona Vilma (Republicanos) foram eleitas domingo (15)

Letícia, Profª Jandinéia (centro) e Dona Vilma foram as mulheres eleitas para a próxima Legislatura

Letícia, Profª Jandinéia (centro) e Dona Vilma foram as mulheres eleitas para a próxima Legislatura. Foto: Arte/Jornal Interior

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Esta eleição de 2020 marcou o aumento do poder de representatividade das mulheres na Prefeitura e Câmara de Vereadores de Penápolis. Pela primeira vez na história, a cidade terá uma vice, com a eleição da médica Mirela Fink (Podemos) na composição da chapa de majoritário do prefeito eleito Caíque Rossi (PSD).

No caso do Poder Legislativo, a presença das mulheres será com três vereadores eleitas: Letícia Sader (MDB), Professora Jandinéia Fernandes (PT) e Dona Vilma (Republicanos). A Câmara ganha duas cadeiras a mais em relação a atual 24ª legislatura com representatividade feminina da policial Ester Sezalpino Mioto (PSD), e se iguala à 19ª (01/01/1997 até 31/12/2000), formada com as parlamentares Inês dos Santos Domiciano, Márcia Arriero Marin e Maria Elizabeth Duarte Oberg.

Pela ordem de votação, a mulher que recebeu maior quantidade de votos foi Letícia Sader, com 680, ficando na 7ª colocação na classificação entre os 13 que se elegeram. Jandinéia recebeu 654 e ficou em 9º e Dona Vilma, com 310, ocupou a 12ª colocação.

Em 106 anos da Câmara, agora em 2020, Penápolis registra apenas dez vereadoras, sendo oito eleitas diretamente (Iracema Aymbiré de Camargo, Jacy de Camargo Sayeg, Nadir Ribeiro Pereira, Maria José de Macedo, Inês dos Santos Domiciano, Maria Elizabeth Duarte Oberg, Márcia Arriero Marin e Ester Sezalpino Mioto) e duas suplentes empossadas para breves períodos no exercício do mandato (Mariana Sansoni Cardoso e Ana Maria Pesquero).

Jacy de Camargo Sayeg, filha da primeira vereadora, Iracema Aymbiré de Camargo (gestão 1936/1937), foi à primeira mulher em Penápolis a ocupar espaço na mesa diretora da Câmara Municipal (de 01 de janeiro de 1952 a 31 de dezembro de 1955). A primeira a ser vice do Legislativo foi Nadir Ribeiro Pereira, no biênio 1979-1980.

A professora Zezé Macedo, entrou para a história de Penápolis como a primeira mulher a ser eleita e até então única presidente da Câmara Municipal, exercendo a função por dois biênios, sendo o primeiro de 1º de fevereiro de 1985 a 31 de janeiro de 1987, e de 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1990.

Na Semana de Comemoração à Mulher em março de 2017, a Câmara realizou homenagem à categoria, especialmente às mulheres com história de atuação no Legislativo. A promoção se efetivou por iniciativa da vereadora Ester Mioto. (*) Com informações da Câmara de Vereadores



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.