Bancos não terão expediente na próxima segunda e terça
Economia
Atendimento será retomado na quarta-feira de cinzas, a partir das 12h
Ivan Ambrósio 12/02/2021Mesmo a Prefeitura de Penápolis ter, na semana passada, seguido a recomendação do governo estadual e deixado de conceder o ponto facultativo de Carnaval nas repartições públicas municipais entre os dias 15 e 17, as agências bancárias não terão atendimento ao público na próxima segunda e terça (16).
A informação foi divulgada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Segundo nota do órgão, a medida foi mantida em razão de resolução do Banco Central. Na quarta-feira de cinzas (17), o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.
Nas localidades em que os bancos encerram antes das 15h, o atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de três horas de expediente. A Febraban ainda orienta os clientes a utilizarem os canais digitais - como sites e aplicativo dos bancos - para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.
“As contas de consumo - água, energia, telefone, entre outras - e carnês com vencimento em 15 ou 16, poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, destacou.
Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
DECRETO
Na semana passada, o prefeito Caíque Rossi (PSD) acatou a recomendação do governador João Dória (PSDB) e deixou de conceder o ponto facultativo. O decreto que cancela e que estabelece outras “pontes” em feriados no decorrer do ano foi publicado no Diário Oficial na última quinta-feira (4), sendo válido para a Prefeitura, Daep e Emurpe.
Antes de tomar a decisão, o chefe do Executivo recebeu em seu gabinete os presidentes do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), Júlio Cesar Galinari, e da ACE (Associação Comercial e Empresarial), João Francisco Fernandes, que reivindicaram o funcionamento normal do comércio na semana do Carnaval. Caíque disse que a Prefeitura dará todo apoio ao setor produtivo que, por sua vez, deve garantir os protocolos e as medidas de segurança sanitária nas lojas.
O governo estadual anunciou, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, que não concederia ponto facultativo nos dias de Carnaval para todo o Estado. A decisão segue recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus. O objetivo é impedir aglomerações comuns em festejos nesse período, bem como evitar a circulação de pessoas e proteger vidas em um momento em que os casos e óbitos pela Covid-19 estão aumentando.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.