Bancos, Prefeitura e Poupatempo terão expediente especial durante jogos do Brasil
Cidade
Partidas da 1ª fase da Copa do Mundo mudarão rotina de atendimento dos órgãos
Ivan Ambrósio 19/11/2022Mais três órgãos anunciaram que terão horários especiais de atendimento ao público nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que começa neste domingo (20). De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências terão o expediente modificado.
A decisão considera questões como a segurança e de transporte de valores, estando também de acordo com a resolução 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências.
No primeiro jogo, que será na próxima quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia, o funcionamento será das 9h às 14h. No dia 28, uma segunda, na partida contra a Suíça, às 13h, o atendimento nas agências será das 8h30 às 11h30. Em 2 de dezembro, quando o confronto será contra Camarões, às 16h, o expediente será das 9h às 14h.
Caso o Brasil avance para as etapas seguintes e tenha alguma partida marcada para as 12h, o horário será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. O órgão esclarece que os bancos deverão, com antecedência mínima de 30 dias, afixar em suas dependências os avisos sobre o horário especial de atendimento ao público.
A Febraban informou ainda que os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério.
PREFEITURA
Já na Prefeitura, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), no dia 24, o atendimento será das 8h às 15h30. Já no segundo jogo dia 28, o expediente será das 8h às 12h30 e, no terceiro, em 2 de dezembro, das 8h às 15h30.
A alteração no funcionamento foi estabelecida pelo decreto 7332/2022, publicado no Diário Oficial Eletrônico do município. Somente os serviços considerados essenciais, como pronto-socorro municipal, Santa Casa, cemitérios e Velório Municipal funcionarão em horário normal.
POUPATEMPO
Nas unidades do Poupatempo, nos dias 24 e 2 de dezembro, cujas partidas acontecerão às 16h, o atendimento acontecerá até às 14h. Já no dia 28, os postos funcionam até às 11h. As opções digitais seguirão mantidas, 24 horas por dia, podendo ser acessadas pelo site (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo de celular Poupatempo Digital, assistente virtual, o P, que atende no portal e no Whatsapp (11) 95220-2974. São 245 opções para os cidadãos.
COMÉRCIO
De acordo com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), na primeira partida, os estabelecimentos fecharão às 15h30, não reabrindo depois. Já no segundo jogo, o expediente será das 8h30 às 12h30, retornando 20 minutos após o término. Na última partida, as lojas encerrarão às 15h30.
Até o momento, a Seleção não fará jogos às 7h, horário mais cedo de partidas nesta edição do Mundial. Dependendo da classificação na fase de grupos, o Brasil joga as oitavas de final às 16h no dia 5 ou 6 de dezembro, segunda-feira ou terça, respectivamente.
Caso avance, as quartas serão nos dias 9 ou 10, às 12h. As partidas são na sexta ou sábado. A seleção, caso se classifique, pode jogar em uma terça ou quarta, às 16h, na semifinal. As partidas estão marcadas para 13 e 14.
Em uma eventual final, o comércio não abre, já que o jogo ocorrerá às 12h de um domingo, dia 18. Se cair na semi e jogar a decisão de 3º lugar, a partida é um dia antes, no sábado, dia 17, às 12h. O sindicato frisa que, embora exista a tradicional pausa para prestigiar os jogos por grande parte da população, as datas dos jogos não são consideradas feriados ou pontos facultativos.
Desta forma, as horas em que a seleção brasileira estiver disputando podem ser ajustadas entre empregado e empregador, quando os jogos ocorrerem em horário normal de expediente ou funcionamento da empresa.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.