Bancos terão horário alterado nos jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina
Cidade
Nas partidas que acontecerem às 8h, o expediente será das 11h às 17h
Ivan Ambrósio 25/07/2023As agências bancárias, incluindo as de Penápolis, terão horário especial de atendimento presencial ao público, abrindo uma hora mais tarde, nos dias de jogos da seleção brasileira feminina durante a Copa do Mundo.
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), nas partidas que acontecerem às 8h, o expediente será das 11h às 17h. Quando acontecerem mais cedo, não haverá mudança no horário de funcionamento. Ainda conforme o órgão, cada unidade adotará política própria para os colaboradores que não trabalham em agências.
A flexibilização segue política já adotada durante jogos da Copa do Mundo masculina. A decisão está de acordo com a resolução 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências.
Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério.
COMÉRCIO
Em reunião ocorrida com representantes do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e ACE (Associação Comercial e Empresarial), ficou definido que o comércio poderá funcionar normalmente, já que não há impedimento previsto na convenção coletiva.
Segundo o comunicado, é esclarecido que as empresas que optarem pela abertura em horário diferenciado nos dias de jogos e que se utilizarem de banco de horas, devidamente autorizado na convenção coletiva de trabalho, poderão compensar as horas não trabalhadas nestas datas.
O presidente Lula (PT) decidiu autorizar que os servidores federais se ausentem durante as partidas e até duas horas após o seu término. Nos dias em que os jogos começarem às 7h, o expediente deve-se iniciar às 11h, enquanto nos dias em que for às 8h, os funcionários devem trabalhar a partir do meio-dia.
As horas não trabalhadas devem sem compensadas até o dia 29 de dezembro. A seleção também joga no próximo sábado (29), às 7h, e em 2 de agosto – uma quarta -, também às 7h, nesta primeira fase da competição.
Já no âmbito da Prefeitura, o prefeito Caíque Rossi (PSD) informou que é necessário seguir o decreto federal. Com isso, estabeleceria em decreto o horário de expediente igual ao editado pelo presidente Lula (PT). A nona edição da Copa do Mundo Feminina vai de 20 de julho a 20 de agosto e está sendo realizada na Austrália e Nova Zelândia.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.