Barbosa é certificada como município “Amigo da Juventude” do governo estadual
Região
Honraria foi entregue essa semana na capital paulista ao prefeito Rodrigo
Ivan Ambrósio 09/05/2021Barbosa foi um dos municípios do Estado de São Paulo contemplados, essa semana, com a entrega dos certificados “Amigos da Juventude”, por parte do governo. A honraria ocorreu em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes na tarde da última terça-feira (4). O prefeito Rodrigo Primo Antunes (PSD) esteve presente.
“Nossa cidade está entre as 59 que foram certificadas, o que renderá bons futuramente”, disse. Ainda no encontro, houve o lançamento do projeto Casa da Juventude, que oferecerá espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional.
Os equipamentos terão ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.
O governo estadual investirá R$ 20 milhões na criação destes locais em municípios de pequeno porte em diversas regiões. O projeto será gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e contará com a participação das pastas de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Economia Criativa e Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
A secretaria fará a articulação com as prefeituras e formalizará convênios para criação dos espaços. As cidades interessadas devem, obrigatoriamente, contar com um Conselho Municipal de Juventude e ter população menor que 150 mil habitantes.
As prefeituras indicarão terrenos e ficarão responsáveis pela aquisição de móveis e demais equipamentos. O Estado vai financiar prédios com área construída de 240 metros quadrados, em estrutura metálica e alvenaria. O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses. O projeto ajudará jovens na busca por oportunidades de emprego e renda com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência.
Além de cursos, a Casa da Juventude incentivará o coworking com área projetada especificamente para o trabalho colaborativo, garantindo que os jovens possam desenvolver projetos empresariais em diversos setores. Ela também apresentará aos participantes um conjunto de negócios baseados em capital cultural e criatividade empreendedora.
O objetivo é oferecer formação em economia criativa e práticas de transformação digital, além de oferecer cursos com metodologia apropriada para o ensino de robótica, tecnologias da informação e tecnologias aplicadas a design, animação e games, entre outros.
NÚMEROS
Levantamento da secretaria aponta que há cerca de 10 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos no estado de São Paulo, ou 22% da população. No Brasil, a população jovem é de 48, o equivalente a 28% da população.
De acordo com a pasta, existem ao menos 59 municípios com Conselho Municipal da Juventude instituído ou em processo de criação em todo o Estado. A expectativa é de que o projeto incentive as cidades a criação estes conselhos. (*) Com informações do Governo de SP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.